A campanha foi criada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão[3] quando, ao final do ano de 2013. Ele propôs às psicólogas e aos psicólogos de Uberlândia(MG) que, em janeiro de 2014, os profissionais da Saúde Mental fossem às ruas e aos espaços públicos e privados da cidade para falarem, de forma didática, pedagógica e proativa, sobre Saúde Mental com todas as pessoas. Além disso, o Janeiro Branco também objetiva sensibilizar as autoridades políticas a respeito da importância de políticas públicas para a Saúde Mental.
A campanha visa chamar a atenção para a Saúde Mental como um aspecto vital para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover relações sociais mais saudáveis e transformações positivas nas instituições sociais no mundo inteiro.
O mês de janeiro foi estrategicamente escolhido porque, como primeiro mês do ano, promove nas pessoas maior abertura para reflexões, novas resoluções e metas para o ano que se inicia. O branco representa as folhas ou telas em branco, em que uma pessoa pode desenhar, escrever ou reescrever o que desejar para si e para o mundo, simbolizando o horizonte aberto e criando o sentimento de potência ilimitada que cada início de ano possibilita à humanidade.
Em Guaíra, a cidade se engaja no Janeiro Branco, com destaque para a participação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS “Marcos Ferreira”. O CAPS iniciou a campanha envolvendo os atendidos pelo programa Trabalho Cidadão, reforçando a mensagem de fortalecimento e protagonismo dos pacientes em relação à sua vida.
Nos atendimentos realizados pelo CAPS neste mês, os profissionais estão incorporando a temática do Janeiro Branco, levando a mensagem do protagonismo do indivíduo em sua própria vida e ressaltando a importância dos cuidados com a saúde mental. A iniciativa busca desmistificar questões relacionadas a transtornos mentais e incentivar a busca por ajuda e tratamento adequado.
O Janeiro Branco destaca que a saúde mental é um aspecto fundamental da saúde geral, relacionando-se ao bem-estar emocional, psicológico e social. Em um mundo cada vez mais conectado, a campanha reforça a importância de construir uma sociedade mais consciente e empática em relação à saúde mental, lembrando-nos de que o cuidado com a mente é um compromisso coletivo, não apenas neste mês, mas ao longo de todo o ano.
Após o seu nascimento, a Campanha Janeiro Branco consolidou-se como o maior movimento do mundo sobre o tema Saúde Mental, ocorrendo, também, em países como Angola, Colômbia, Japão, EUA, Portugal, Espanha e Cabo Verde. Esses países abraçaram e adotaram os princípios da campanha, amplificando seu impacto e promovendo a conscientização sobre a Saúde Mental em escala global.