A cerimônia de posse dos eleitos de Guaíra para o mandato 2021 a 2024 aconteceu na manhã de 1º de janeiro de 2021, quando o vereador mais votado assumiu o direito de presidir os trabalhos. Anderson Lima chamou um a um dos vereadores para tomarem seus lugares: Denir Ferreira dos Santos, Renan Lelis Lopes, José Neto Pugliesi, Caio Cesar Augusto, André Luiz Gregório, Rafael Talarico, Stefanio Stafusa, Edvaldo Morais, José Reginaldo Moretti e Francisco Borges fizeram o juramento e, empossados, escolheram os membros da mesa para o período de 01 de janeiro até 31 de dezembro de 2021.
A mesa foi composta por: Edvaldo Morais, eleito como presidente da Câmara; José Reginaldo Moretti como vice; primeiro secretário, Anderson Lima; e segundo secretário, André Gregório.
Edvaldo, empossado e presidente da câmara, pediu para que adentrassem ao plenário José Eduardo Coscrato Lelis e Renato Cesar Moreira e, aos poderes a ele constituídos, deu posse ao Prefeito e vice-prefeito.
Depois de legalmente empossados, eles ainda permanecem afastados dos cargos por determinação judicial devido à investigação do Gaeco na operação Golpe Baixo, que envolve a secretaria de educação, esporte e cultura, iniciada em novembro do ano passado.
O presidente perguntou quem poderia falar em nome dos vereadores e José Pugliesi Neto pediu a palavra, agradeceu a todos e disse que todos ali querem o melhor para a cidade, independente de serem oposição ou situação. Logo a seguir, o Prefeito reeleito foi até a tribuna, emocionado agradeceu a Deus, à família por estar vivo (depois da covid) e por eles estarem ao seu lado nesses momentos de muitas atribulações. Citou alguns versículos da Bíblia sagrada e agradeceu sua família um a um, aos pais, aos filhos, à esposa e às irmãs. José Eduardo ainda disse que este próximo governo, dele e de seu vice, pretende tornar a cidade de Guaíra o melhor lugar para se viver, falou ainda se dirigindo a cada vereador eleito, um a um desejando sucesso e pedindo apoio para governar durante seu mandato.
Edvaldo assume como prefeito interino
Logo após, como é previsto em lei, o presidente da Câmara assumiu a prefeitura interinamente até a justiça decidir sobre a situação do prefeito reeleito. Com isso, Reginaldo Moretti assumiu a presidência da Câmara.
Edvaldo chegou à prefeitura ao lado da então primeira-dama Vitória, foi recebido pelo ex-prefeito interino José Reinaldo dos Santos Júnior, que assumiu a prefeitura por 22 dias. Ele agradeceu a todos, disse estar ali momentaneamente, que o lugar é dos eleitos democraticamente, mas que por força da lei vai cumprir a determinação da justiça. Agradeceu a presença de todos os secretários, da mídia presente, da família e pediu para todos os vereadores eleitos presentes que assinassem a ata de posse.
Quem assumiu a cadeira de Edvaldo Moraes como vereador foi o seu suplente Francisco Muraishi.