O vereador verificou extração de árvores e construção de túmulos em área irregular. Denúncia fará parte de representação junto ao MP para que sejam apuradas todas as responsabilidades da descaracterização do local que, para o parlamentar, é uma falta de respeito às famílias guairenses
O vereador José Natal Pereira durante visita ao Cemitério Municipal onde verificou várias irregularidades
Na tarde da última quinta-feira, 17, o vereador José Natal Pereira (PSDB) verificou a denúncia de extração de árvores e vegetação com a finalidade de construção irregular de túmulos em áreas impróprias dentro do Cemitério Municipal de Guaíra.
No local, o parlamentar constatou que foram extraídas algumas árvores do canteiro da entrada principal, bem como algumas vegetações próximas aos jazigos. As árvores, além de sombra para visitantes e túmulos, fazem parte do paisagismo do cemitério.
Segundo o vereador é inadmissível a grande quantidade de árvores que nos últimos três anos foram extraídas do cemitério. “Quem vê o cemitério hoje tem uma sensação de estar no deserto. São inúmeras árvores retiradas sem motivo algum”, disse José Natal.
Mesmo não sendo possível percorrer todo o cemitério, o parlamentar conferiu que no canteiro central, foram extraídas três plantas, algumas em fase de crescimento. Já próximo aos túmulos foram contadas quase uma dezena de árvores retiradas, onde só restaram as raízes.
Foi constatado que a direção do cemitério municipal está construindo túmulos em áreas destinadas a passagem de visitantes, entre um jazigo e outro. Com isso, está sendo diminuído os espaçamentos entre os túmulos, gerando uma desorganização nos acessos aos mesmos.
José Natal disse que estão querendo fazer “milagre” da multiplicação de espaços dentro do cemitério. “Como o espaço disponível acabou, agora eles estão tentando diminuir as passagens de pedestres com a construção de túmulos. É inadmissível que isto aconteça, uma vez que o local foi planejado e não podemos admitir que isto continue a ocorrer”, destacou.
Além da construção de jazigos em espaços destinados a passagem de pedestres, foi verificado pelo vereador que o mesmo problema está ocorrendo em um local que fica ao lado do muro da área da Rua 6, que é destinado ao caminho das águas pluviais de todo o cemitério.
Os túmulos que ficarão nesta área correm o risco de sofrerem danos a sua estrutura. “Este lugar é destinado a passagem de águas pluviais, construir túmulos aqui é uma falta de respeito com as famílias e principalmente o planejamento por parte da direção do cemitério”, comentou.
Segundo foi apurado, há cerca de três meses, a prefeitura não comercializava jazigos, que são espaços maiores para sepultamentos. A sugestão do vereador é que antes de descaracterizar o cemitério municipal, a atual administração poderia desapropriar uma área para a construção de novos túmulos.
REPRESENTAÇÃO NO MP
O parlamentar José Natal Pereira afirmou que a denúncia fará parte de uma representação que irá protocolar no Ministério Público do Estado de São Paulo para que sejam apuradas as responsabilidades da extração irregular de árvores e a construção de túmulos em local inapropriado.
De acordo com o vereador é inaceitável o que estão fazendo com o cemitério. “Existe uma inversão de prioridades neste governo. Gastam R$ 70 mil com uma escultura e não desapropriam uma área para o cemitério. Além disso, querem gastar R$ 540 mil em um evento e constroem túmulos em locais impróprios. É uma falta de respeito com a família guairense”, disse ele.
CONFIRA ALGUMAS IRREGULARIDADES NO CEMITÉRIO MUNICIPAL
Túmulos sendo construídos em local de passagem de pedestres, diminuindo o espaço entre um jazigo e outro.