Jovem cria repelente de baixo custo com fruto da Amazônia e é premiado com duas bolsas de estudos no exterior

Cidade
Guaíra, 12 de abril de 2023 - 10h22

Um projeto de pesquisa que utiliza um fruto regional com abundância na Amazônia brasileira para a criação de repelentes de baixo custo levou o aluno Gustavo Botega Serra, participante do Programa Cientista Aprendiz vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) em Imperatriz,  a conquistar simultaneamente uma bolsa de estudos para a Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências (em Israel) e credencial para Regeneron ISEF, a maior feira de ciências do mundo.

Seu projeto de pesquisa consiste na criação de um fármaco sustentável, utilizando o Tucum Mirim, um fruto regional, comumente utilizado pelas comunidades rurais. Esse fármaco utiliza apenas a matéria prima do Tucum Mirim, mais especificamente seus princípios ativos, que foram identificados e isolados, sem aditivo de nenhum componente químico tóxico, e atua como repelente, larvicida e inseticida, sendo fundamental para o combate de diversas arboviroses, inclusive alguns resultados sugeriram uma alteração no sistema reprodutivo das larvas, ou seja, o desenvolvimento de larvas estéreis.

Gustavo, que estudou como bolsista na Escola Santa Terezinha, onde concluiu o Ensino Médio, sempre foi uma criança curiosa, e sua paixão pela pesquisa científica o levou a participar do Programa Cientista Aprendiz da UEMASUL em 2020. 

Desde então, ele estudou Métodos Investigativos na University of London e Steam + Educação Midiática em IFES, Aluumi Tech e Departamento de Estado dos EUA. Além disso, ele tem um histórico impressionante de participação em feiras de ciências, incluindo a FEBRACE 2023, onde ganhou a bolsa para ir à Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências e a credencial para a Regeneron ISEF.

Gustavo está ansioso pela experiência que terá na Escola de Verão Weizmann em Israel e acredita que será transformadora. Ele é grato por ter sido selecionado entre tantos outros excelentes projetos e espera que sua experiência possa inspirar outras crianças curiosas a seguir o caminho da ciência.

“Poder trabalhar em um dos melhores institutos de ciência do mundo, com profissionais fantásticos e em um país de referência no meio científico como Israel, é um sonho para qualquer jovem cientista”, concluiu.

O International Summer Science Institute acontecerá de 04 a 27 de julho de 2023. Nesse período, o Instituto Weizmann abrirá seus mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física para jovens talentos em ciências do mundo todo. 

Participam do Curso de Verão do Weizmann cerca de 80 alunos de várias partes do mundo. A programação inclui três semanas dedicadas à pesquisa científica nos laboratórios, com orientação de cientistas renomados, além de palestras, seminários e visitas instalações de última geração no campus.  

Na última semana os alunos terão uma vivência única no deserto da Judéia e do Neguev, onde acompanhados de experientes guias, farão caminhadas e experiências na natureza vivenciando “in loco” a vida selvagem do deserto, bem como a ecologia, arqueologia e a história deste ecossistema peculiar. 

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, contando com mais de 5.400 cientistas, técnicos de laboratórios e  estudantes. A instituição possui uma cultura internacional vibrante. Há mais de 70 anos reúne esforços que incluem a busca por novas formas de combater doenças e proteger o meio ambiente através do conhecimento e da inovação tecnológica.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente