O cidadão que não se alistar estará sujeito a multa, no valor de R$ 4,03, que aumenta por dia de atraso
O prazo para alistamento militar obrigatório terminou no último dia 30 de junho. Os guairenses que não se apresentaram na Junta Militar de Guaíra, localizada na rua 28 nº 020 em uma sala do Centro Social Urbano (CSU), ficam em débito com o Serviço Militar na situação de refratário.
Além disso, o jovem que não se alistar estará sujeito a multa, no valor de R$ 4,03, que aumenta por dia de atraso. Para regularizar a situação, é preciso marcar uma nova data para seleção.
O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.
Todo cidadão brasileiro do sexo masculino deve se alistar ao completar 18 anos. O brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção deve iniciar o processo de alistamento em um prazo de 30 dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.