Leitos de UTI da Santa Casa de Guaíra podem iniciar atividade ainda em maio

De acordo com o governo, o processo de cotação para compras de aparelhagem está em execução, incluindo o aparelho de hemodiálise

Cidade
Guaíra, 2 de maio de 2021 - 13h35

“Provavelmente, em 15 dias, já estaremos trabalhando legalmente.” Essas foram as palavras do secretário municipal de saúde, Jorge Uatanabe do Prado, sobre o início do funcionamento dos 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que estão sendo implantados dentro da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra. 

O projeto físico já foi aprovado pela Vigilância Sanitária e está em fase de orçamento das empreiteiras para o início das obras. Também está sendo feito o processo de cotação para  compras de aparelhagem necessária da UTI, incluindo um aparelho de hemodiálise.

“Devido a toda burocracia, [o projeto de leitos da UTI] está caminhando. Já contratamos a equipe, o que era o mais difícil, o RH. Provavelmente será licitado nesta semana os aparelhos para montagem da UTI, temos até sexta (30) para dar o parecer final para compra dos aparelhos”, disse Jorge Uatanabe ao Jornal O Guaíra na quarta-feira (28). 

Segundo ele, a usina de oxigênio da Santa Casa está sendo duplicada. “Está sendo duplicada a sua capacidade de produção para que não precisemos e não tenhamos problemas de oxigênio”, complementou.

Quanto aos medicamentos necessários em uma UTI, Jorginho declarou que a questão dos Kits de intubação foi resolvida. “Graças a uma parceria da secretaria de saúde, com departamento municipal de compras, farmacêuticos da prefeitura e Santa Casa, estamos com kits de intubação em dia”, disse.

Sobre o tomógrafo, o secretário confirmou que já foram realizados os testes na última semana e que, agora, falta o “aval da vigilância sanitária, com documentação e requisitos”. 

Para funcionar, segundo Jorge, uma UTI com 10 leitos, gasta-se em torno de R$ 900 mil/mês, dependendo do número de internados. Como o funcionamento dos leitos será custeado por meio de um convênio com o Estado de São Paulo e o SUS, a contrapartida da prefeitura será algo de aproximadamente R$ 250 mil/mês e a Santa Casa custeará materiais, alimentação, entre outros.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente