Ação deveria ter início no primeiro semestre de 2017. Entretanto, parece haver dificuldade da prefeitura em realizar o processo
Aguardando apenas resposta do CMRV, previsão seria de que cirurgias teriam início em julho, o que não ocorreu.
No último mês de junho, as denúncias decorrentes de animais abandonados nas ruas da cidade reacenderam o assunto sobre a campanha de castração por parte do governo municipal, que deveria estar ativa desde o primeiro semestre deste ano.
A prefeitura havia destacado que aguardava respostas do Conselho Regional de Medicina Veterinária, pois o processo licitatório para a escolha do profissional veterinário ocorreria após o deferimento do órgão responsável.
Porém, o CRMV enviou a autorização, mas o edital de licitação ainda não tem previsão para ser publicado.
Com a demora dessa liberação do departamento jurídico municipal, os problemas com o aumento de cães e gatos pelas vias da cidade preocupam os guairenses. “Estamos aguardando o início desse mutirão de cirurgias para tentar, de alguma maneira, minimizar a situação com animais errantes, que cresce a cada dia”, afirma uma protetora, que recebe dezenas de ligações diariamente para recolher os bichos.
“Não temos onde colocar e não vemos outra solução a não ser a castração e uma campanha de conscientização por parte da comunidade”, completa.
Ao questionar o governo sobre este “atraso” e um possível empecilho por parte de um dos seus advogados, o Executivo declarou que não há nenhum parecer contrário. “Apenas está seguindo o procedimento normal da contratação de profissionais para que se faça o procedimento”, alega a prefeitura.
“O Conselho Regional de Medicina Veterinária já deferiu o projeto. Como os orçamentos das empresas que possam fazer convênio com o poder público e realizar as cirurgias dos animais estão vencidos, iniciou o processo de novas cotações, inclusive faltando apenas de uma empresa, sendo que duas já enviaram os valores. Não houve nenhum parecer contrário por parte do departamento jurídico sobre o processo”, confirma.