Barretos está aumentando as restrições contra a Covid-19 e, a partir da 0h de sábado (19), somente serviços considerados essenciais têm permissão para funcionar e supermercados, bares e restaurantes devem operar somente via delivery. Postos de saúde e indústrias farmacêuticas e alimentícias seguem com a operação normal.
As medidas são válidas até 0h do dia 28 de junho e foram anunciadas pela prefeita Paula Lemos em coletiva de imprensa. “Nós fizemos tudo que está ao nosso alcance. Essa medida que hoje nós adotamos, nós adotamos porque é necessário que as pessoas compreendam que o sistema não suporta mais. Vocês precisam compreender que deste vírus só se sai com a colaboração de vocês”, disse.
Apesar de tentar evitar aglomerações nos supermercados do município, que tiveram horário de funcionamento estendido até hoje (18), podendo atender clientes até 23h, os estabelecimentos estão registrando grandes filas.
Segundo o governo barretense, o município que é sede da Diretoria Regional de Saúde (DRS) 5 registrou, na terça-feira, 100% de ocupação nos leitos de UTI em três das cinco unidades de saúde equipadas para atender pacientes graves.
Região
Algumas cidades da região, como Araraquara, também estão adotando medidas mais drásticas, na tentativa de conter o avanço da doença, já que os leitos de UTI não estão suportando a alta demanda. O Jornal O Guaíra tentou obter retorno da prefeitura de Guaíra sobre uma possível mudança nas restrições locais, já que o prefeito interino, Edvaldo Morais, afirmou em rádio local que não faria lockdown, porém, não obteve retorno até o fechamento desta edição. Maiores detalhes devem ser publicados no domingo (20).