Mais de 230 alunos participaram de contação de histórias do Plano Agenda Cultural em outubro

Com obras selecionadas para provocar reflexões importantes e consolidar a formação de novos leitores, a oficina de literatura do Plano Agenda Cultural atendeu a 235 alunos do ensino fundamental I da Emef Professora Vera Lúcia Vitalli, de Guaíra, no mês de outubro.

Cidade
Guaíra, 24 de novembro de 2023 - 11h29

A sessão foi promovida na manhã do dia 11 de outubro na escola, com a participação da contadora de histórias oficial da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Tia Teca da Biblioteca. A atividade foi iniciada com a contação do poema “Borboleta Colorida” da autora: Wenidarc Cintra, seguido do conto “Romeu e Julieta”, de Ruth Rocha. A história da borboleta azul, chamada Romeu mobilizou os alunos.  O conto trata a questão racial, ao retratar a história da borboleta impedida pela família de brincar com outras borboletas que tivessem cores diferentes da sua cor azul. A segregação entre as borboletas de várias cores permanece até que todas se unem para combater o inimigo comum: o caçador de borboletas que tenta capturar exemplares de todas as cores.

A história que fechou a sessão de contação trouxe um tema muito sensível às famílias. “Vovó Tem Alzha…o quê?” da autora Véronique Van Den Abeeleretrata a história da personagem Camila e sua avó, provocando a reflexão sobre o impacto familiar causado pelo diagnóstico do Alzheimer e o relacionamento intergeracional. 

Trata-se de uma forma muito habilidosa, proposta pela autora de abordar a troca de papeis familiares: já que a protagonista, inicialmente cuidada pela avó assume o papel de contribuir nos cuidados da idosa. 

“A contação trouxe um espaço de reflexão e estímulo ao fortalecimento de vínculos familiares. Assim, atendemos à solicitação dos educadores da escola atendida pela contação de histórias”, comenta Tia Teca da Biblioteca.

“A história de Romeu e Julieta abordou reflexões importantes relacionadas à diversidade, um tema relevante que leva os alunos a  ponderarem sobre conceitos fundamentais como o respeito ao outro, que é diferente. Esse é um assunto central para o ambiente escolar que vivencia de forma constante situações de bullying”, afirma Ligia Aparecida Kamimura, psicóloga do IORM, que acompanha as ações da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento.

RÉGUA AGENDA CULTURAL 2023 (2


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