Três licitações estão em andamento, praticamente todas finalizadas, para aquisição de equipamentos para a Santa Casa de Guaíra. Ao todo, a Prefeitura está investindo mais de R$ 400 mil em recursos oriundos da pasta da Saúde Municipal. Os aparelhos são imprescindíveis para o avanço nos planos da entidade que pretende ampliar o rol de serviços oferecidos aos pacientes, especialmente para os usuários dos SUS.
Foram adquiridas 50 camas elétricas para trocar os leitos da enfermaria e do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do hospital, equipamento que tem maior mobilidade e é mais seguro. Tratam-se de camas automatizadas, que além de proporcionar mais conforto aos pacientes, facilitará o trabalho dos profissionais de saúd, na execução de procedimentos nos enfermos acamados.
Na esteira da modernização para agilidade dos procedimentos, a Prefeitura está comprando para o Raio X da Santa Casa uma placa detectora digital. Com este acessório, os exames não necessitarão da revelação de filmes, o que reduzirá exponencialmente a espera pela imagem e, de quebra, deve economizar cerca de R$ 4 mil por mês em filmes para as chapas. Este equipamento permite enviar o resultado para os profissionais de saúde diretamente via e-mail.
Fechando a lista de instrumentos médicos para melhorar a assistência prestada pela entidade, foi licitado também um gasômetro – um dispositivo médico que serve para o monitoramento de pacientes graves e é muito usado em atendimento a urgências e CTIs.
“Nossa intenção é equipar e melhorar a estrutura da Santa Casa para que possamos atrair mais profissionais especializados para nosso hospital e, desta forma, oferecer mais tratamentos e de melhor qualidade a nossa população”, comentou o prefeito Edvaldo Morais.