A primeira noite da montagem, que segue até o dia 3 de dezembro em Miguelópolis, encantou espectadores de todas as idades, em um universo de beleza e também de questionamento. A Bela Adormecida atualiza os contos de fada para nosso tempo, lançando a questão: o que nos adormece e o que nos desperta? É o produto da reflexão e do trabalho desenvolvido pelas equipes do IORM junto aos alunos das oficinas de artes Usina da Dança e também uma oportunidade de fazer pensar sobre os limites do mundo digital e sua convivência com o mundo natural.
“O espetáculo foi montado a partir da escuta ativa de nossos alunos e suas questões sobre relacionamentos amorosos. Adormecer é entorpecer-se, não encarar a vida de frente. Despertar é conhecer-se a si mesmo de forma autônoma e responsável.”, conta a educadora e coordenadora artística do IORM, Valéria Pasetto.
O IORM foi pioneiro e trouxe para o interior um espetáculo com o recurso da audiodescrição com a profissional Bell Machado, uma referência nacional no tema da acessibilidade, realizando uma espécie de narração para que as pessoas com baixa visão ou mesmo cegas, acompanhem o desenrolar do que os artistas apresentam no palco. A Linguagem Brasileira de Sinais – Libra, também tem permitido que pessoas com deficiência auditiva possam mergulhar na beleza desta Bela Adormecida. As apresentações acontecem a partir das 20 horas na Casa da Cultura Professora Rail Miguel Sawan.
Depois de Miguelópolis, o espetáculo será apresentado em Guaíra e Orlândia até o dia 22 de dezembro. A iniciativa é uma realização conjunta do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal. “Agradecemos às empresas patrocinadoras e apoiadores que tanto contribuíram para materializar este espetáculo, um verdadeiro presente de Natal para nossa região e uma vivência inesquecível para nossos alunos e suas famílias”, agradece a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
A Bela Adormecida, uma Fábula do Nosso Tempo também vem sendo transmitido ao vivo pelo canal do IORM no Youtube. A versão online já soma mais de 1.500 visualizações.
Serviço: Acompanhe os próximos espetáculos
2 e 3 de dezembro
Miguelópolis
20 horas
Casa da Cultura
Profa Rail Miguel Sawan
7 e 8 de dezembro
Guaíra
20 horas
Salão de Eventos Grêmio Colorado
21 e 22 de dezembro
Orlândia
Espetáculos às
15 horas e 20 horas
Associação Atlética de Orlândia


