As obras do complexo esportivo tiveram início em junho de 2014 e teriam de ser finalizadas antes da mudança de governo, o que não aconteceu
A placa localizada em frente à construção exibe a data de seu ano de entrega, alterada – o número quatro apagado – para “ocultar” o atraso.
Guairenses que residem próximo à obra de uma Quadra Coberta, no Bairro Tonico Garcia, estão preocupados com o aumento de usuários de drogas na região. Eles entraram em contato com o Jornal O Guaíra e pediram para que o governo municipal e a polícia tomem providências.
De acordo com os moradores, o local se tornou “ponto de drogas”. “Eles aparecem de manhã, à tarde e durante toda a noite. Não há horário e ficamos com medo, pois são de índole duvidosa. Ficam escondidos no canto da quadra e muitas vezes não dá para perceber que estão lá, o que é perigoso caso crianças queiram jogar bola”, contou um munícipe, que não quis se identificar.
O que deixa os cidadãos mais temerosos é que o complexo esportivo fica localizado ao lado da creche Nilce Fugió. “Nossas crianças estão muito próximas deste lugar. Solicitamos que a prefeitura veja a possibilidade da finalização da obra, ou então que coloque um guarda noturno. E também pedimos mais policiamento no bairro”, completou.
As obras do complexo esportivo tiveram início em junho de 2014 e teriam de ser finalizadas antes da mudança de governo. Em 2015, a antiga gestão divulgou um panfleto de suas benfeitorias e havia confirmado que até junho do mesmo ano, o espaço seria entregue.
Na época, o então prefeito Sérgio de Mello havia declarado que o governo municipal aguardava os repasses, que estavam atrasados, do Ministério da Educação e Cultura, responsável pelo recurso através do Plano de Ações Articuladas (PAR). No final de 2016, a prefeitura chegou a confirmar que a Quadra ficaria pronta até dezembro, o que não aconteceu.
PROCESSO LICITATÓRIO
Em contato com a atual administração, o diretor do Departamento de Esportes, Eduardo Antonio Jacomette (Derda) disse que a prefeitura voltará com as escolinhas esportivas em todas as quadras dos bairros. “Inclusive, será implantado um projeto esportivo nessa quadra, atendendo crianças e adolescentes desta região”, contou.
Segundo Derda está em andamento um processo licitatório. “Vamos contratar uma empresa que admitirá profissionais e monitores capacitados para implantarmos esse projeto esportivo no município”, finalizou.
POLICIAMENTO
Ao questionar a Polícia Militar sobre o problema de tráfico na região, o Tenente Ubiali destacou que “a traficância realmente existe, fazemos muito patrulhamento e inclusive já fizemos vários flagrantes no local. Contudo, a área é muito extensa, com diversos pontos para esconderem o entorpecente e extremamente complicado achar. Entretanto, pedimos para que a população nos auxilie com informações, fica muito mais fácil.”