Os guairenses pedem a fiscalização da prefeitura com os terrenos repletos de mato e lixos, entulhos, além da falta de calçadas pela região
Moradores do Muraishi estão solicitando mais atenção do governo municipal com o bairro, localizado um pouco mais afastado da região central da cidade. Eles denunciaram A situação que estão enfrentando com os terrenos e a imprudência de munícipes que acumulam entulhos nas ruas.
Para quem mora ao lado de um terreno baldio, os problemas aumentam. “O mato está muito alto, o que acaba acarretando em mais pragas em nossas residências, como carrapatos, pernilongos, entre outros”, conta um cidadão.
Os residentes pedem que a prefeitura faça a fiscalização na região e notifique os proprietários. “Não só o matagal; os terrenos também estão acumulando lixos e entulhos, o que pode atrair o mosquito Aedes aegypti”, explica.
Além disso, o bairro não possui calçadas. “Não sabemos quem são os responsáveis pelo calçamento, mas se o proprietário é obrigado, ele deve cumprir. Não há como caminhar pelo Muraishi se não for andando pelas ruas”, desabafa um morador.
Padre Mario Lano
Não é só o Muraishi. Outros pontos da cidade também estão enfrentando o descaso de donos dos lotes vazios. É o caso do Bairro Padre Mário Lano. Além do lixo nos terrenos, alguns moradores não colaboram e jogam lixo doméstico nas guias.
Um exemplo é a Avenida 27, que acumula resíduos entre as Ruas 42 e 44. “No ano passado fizemos diversas reclamações e até procuramos o jornal, porém, não adiantou. Voltamos a pedir, encarecidamente, que a prefeitura tome uma atitude, já que o caminhão retira o entulho e poucas semanas depois, cidadãos jogam lixo novamente no local”, reclama uma mãe, que possui crianças em casa.
“Meus filhos estão repletos de picadas de pernilongo. Não adianta cuidar só da minha casa. Mas não posso sair por aí recolhendo detritos dos outros”, critica.
“Nesta rua, praticamente a maioria dos vizinhos já tiveram Dengue. Não sei mais o que fazer, pois não adianta a prefeitura também retirar os entulhos, se as pessoas continuam jogando lixo”, desabafa.
NOTIFICAÇÕES
Em contato com a prefeitura, o setor de Tributação informou que intensificou a fiscalização de posturas no município. “Os agentes estão fazendo a notificação orientadora nos locais com inservíveis em geral como sucatas, areia, madeira entre outros, que comprometam o deslocamento de pedestres pelo calçamento. A próxima ação de fiscalização será a construção de calçadas. A medida notificará gradativamente os donos de imóveis, a maioria terrenos, para construção de calçadas”, disse o governo em nota.
De acordo com a assessoria de comunicação do prefeito José Eduardo Lelis, ainda neste trimestre, o Executivo enviará à Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre o novo “Código de Posturas” de Guaíra. “Trata-se de um conjunto de normas que contém medidas de polícia administrativa a cargo da Prefeitura Municipal em matéria de higiene, segurança, ordem e costumes públicos; institui normas disciplinadoras do funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços, tratamento da propriedade dos logradouros e bens públicos; estatui as necessárias relações jurídicas entre o Poder Público e os Munícipes, visando a disciplinar o uso dos direitos individuais e do bem estar geral”, conclui.