Com o objetivo de desenvolver um ambiente onde empresas de Ribeirão Preto e região possam trocar experiências e buscar sinergias e oportunidades para evoluir suas práticas ambientais, sociais e de governança, um grupo de instituições, empresas e especialistas se uniu no Dabi Business Park e criou o Fórum Regional ESG.
O primeiro encontro do grupo será realizado dia 31 de agosto, das 8h às 10h, na arquibancada do Dabi Business Park e se repetirá nas manhãs das últimas quintas-feiras de cada mês. Nesta primeira edição haverá apresentações de cases em formato de pitch de 7 minutos, sobre cada um dos três pilares da sigla ESG: Ambiental, Social e Governança. Na sequência, o grupo realizará uma dinâmica de grupos para networking, compartilhamento de experiências e busca de aprimoramento.
“Com este evento, que é aberto a todos os interessados, estamos dando o pontapé inicial para agregar o máximo de organizações e pessoas que queiram compor e co-organizar o fórum. Com cases inspiradores e um modelo de muita participação da comunidade e das empresas, queremos elevar a régua da gestão sustentável na região”, explica Daniel Bellissimo, co-fundador e diretor institucional do Instituto Terroá e um dos idealizadores do movimento.
Além de empresas, o Fórum busca conectar organizações da sociedade civil e do poder público, empreendedores e profissionais liberais que queiram contribuir e se aperfeiçoar nos temas ligados à sustentabilidade.
“A ideia de unir pessoas e empresas por meio de exemplos práticos de projetos ligados aos pilares do ESG se relaciona diretamente com nossos propósitos e com as atividades do Conexão Social Dabi, nosso programa de ações sociais”, explica Eduardo Brondi, gestor do Dabi Business Park
Bellissimo destaca que a sustentabilidade ainda é vista de forma muito fragmentada pela maior parte das empresas regionais. Ou apenas pelo viés ambiental ou por ações de filantropia e caridade. “Os três pilares devem estar integrados ao planejamento estratégico das empresas, inclusive com metas e indicadoras ligados a Objetivos e Resultados-Chave, os OKRs.”, explica ele.
Para Gabriel Tosi, fundador da Propago, plataforma que promove profissionalização do terceiro setor e democratiza acesso ao capital, o trabalho de cooperação entre empresas tem a capacidade de gerar impactos sociais e ambientais positivos sem deixar de contribuir para a geração de valor econômico.
“Queremos transformar Ribeirão Preto num polo de referência de sustentabilidade, proteção e conservação ambiental. Acreditamos fielmente que a região tem potencial pra se destacar e se tornar referência no país”, afirma Tosi
A 1ª Edição do Fórum Regional ESG é uma Realização do Instituto Terroá e da Propago com apoio do Dabi Business Park, Cajueiro Criativo, Conexão Social Dabi. As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser feitas pelo link https://bit.ly/FORUM_ESG.
1º Fórum Regional ESG
31 de agosto
8h às 10h
Dabi Business Park
Rua General Augusto Soares dos Santos, 100
Lagoinha
Ribeirão Preto (SP)
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/FORUM_ESG