Se uma pessoa está com suspeita de infecção urinária e vai ao posto de saúde para que o médico solicite exames para recomendar a medicação correta, pela rede pública municipal de Guaíra ela não consegue. Isso porque, há um mês, os exames laboratoriais via SUS, como hemograma e de urina estão suspensos. O motivo? O contrato com o São Marcos foi encerrado no final de março e, até o momento, a prefeitura não concluiu o processo licitatório do laboratório.
Em declaração à nossa redação, o secretário Jorge Uatanabe disse que “foi feito um chamamento, o laboratório vencedor mandou a documentação e era para ter começado dia 26 [de abril] todos os exames laboratoriais via SUS. Devido a um erro no contrato do laboratório, que fique bem grifado: erro na documentação do laboratório, um erro matemático e gramatical, teve que ser feito outro, com isso atrasou a volta dos exames SUS”.
No início de abril, o prefeito interino, Edvaldo Morais, em entrevista ao O Guaíra, alegou que o processo licitatório estava demorando porque, agora, seria exigida a instalação de um laboratório também dentro da Santa Casa. “Por que demorou? A negociação estava sendo feita para instalar o laboratório dentro da santa casa, por isso que atrasou um pouco e foi para o bem da população. As grandes complexidades de exames na Santa Casa continuam sendo feitas normalmente, as urgências normais, só pequenas complexidades que talvez vão atrasar um pouquinho. O jurídico está tentando achar uma maneira legal para estender até dia 28. Vamos fazer a licitação e vamos exigir que o laboratório se instale dentro do hospital para atender com rapidez o pronto socorro, porque talvez, não que o pessoal esteja atrasando, mas de repente você vai lá fazer o exame, passa pelo médico, você deita, colhe a urina, colhe sangue e em 20 minutos já estará com os resultados. Isso pode salvar vidas”, disse Edvaldo no dia 1º de abril.
Porém, de acordo com a nova empresa vencedora da licitação – que está parada porque a secretaria de saúde alega erros na documentação – não houve exigência dessa instalação dentro do hospital no processo licitatório. A São Marcos, ganhadora do certame, diz que não houve nenhuma outra firma interessada. O laboratório ainda diz que, antes de encerrar o contrato anterior, tentou contato com a secretaria por diversas vezes, para informar o prazo final e quais seriam as medidas tomadas.
COBRANÇAS
A população está cobrando ação do atual governo para o assunto há semanas, já que o SUS não pode deixar de oferecer os exames laboratoriais de rotina aos pacientes. O vereador Anderson Lima chegou a enviar requerimento ao prefeito interino, em 12 de abril, questionando as providências tomadas para a retomada da realização desses procedimentos, por quanto tempo esse serviço ficaria paralisado e a previsão para a retomada do mesmo. Entretanto, até ontem (29), ainda não havia recebido resposta.