Tem início no próximo dia 11 de agosto, a campanha de vacinação antirrábica no município. Das 07h30 às 13h de cada sábado, equipes da vigilância em Saúde e Departamento de Zoonoses atenderão os animais domésticos da população.
O setor ainda solicita aos proprietários, para evitar tumultos entre os animais, que leve-os aos postos até às 12h45.
Também não será permitido levar vacinas para aplicar em casa e os cidadãos devem conduzir os animais conforme a Lei Municipal Nº 11.531, de 11 de novembro de 2003: “com coleira e guia e, animais grandes e bravos, com focinheira, permitindo assim segurança aos vacinadores e ao animal. Gatos devem ser acondicionados em suporte adequado de transporte. Solicita-se também que seja levada carteirinha do animal.”
Para este sábado (11), as equipes estarão na Área 1, nos locais: Avenida Lions Clube; Estacionamento Vera Vitali; Avenida 9A com a 16B, no Bairro Ligia (tenda); na Praça do Aniceto e no Posto Aguetoni.
Os funcionários estarão devidamente identificados. O setor de vigilância pretende atingir mais de 80% dos bichos da cidade fazendo a prevenção da doença, que é praticamente fatal para animais e humanos.
“A raiva é um vírus que acomete os animais e o homem. É transmitida através da mordida de cães, gatos e morcegos contaminados pelo vírus, que acabam matando o homem. Os animais infectados apresentam salivação abundante, paralisia e comportamento agressivo”, explica o diretor da vigilância, Mauricio Alves.