
A partir de onze balões dourados compondo as letras que formam as palavras ballet e dança, fixados na parede da biblioteca, foi solicitado que as alunas observassem atentamente e escrevessem ambos os verbetes. Para isso, cada aluna recebeu folha sulfite, cola branca líquida e glitter em pó dourado para que registrassem as duas palavras. A ação teve o objetivo de propor a experimentação do prazer de escrever palavras muito usadas no curso ao qual se dedicam.
O trabalho produzido pelas alunas permaneceu por duas semanas em exposição na entrada da biblioteca. “Neste processo exploratório inicial as estudantes de dança quiseram primeiro buscar fisicamente a inicial do próprio nome em uma apropriação do movimento e do alfabeto, na busca da própria identidade. Depois elas esquadrinharam o alfabeto inteiro e executaram a experiência com empenho e alegria. Na finalização cada participante representando com a postura, uma letra, em conjunto compuseram as palavras propostas: ballet e dança. Desta maneira foi estabelecido um diálogo entre a dança e as letras.”, afirma Laura.
Uma segunda ação foi realizada pela responsável da biblioteca Laura Silva em conjunto com a especialista em dança na linguagem contemporânea, professora Sauana Letielly Silva Pereira de Sousa.
As dirigentes da prática contextualizam o que ocorreria: Laura apontou a ação pedagógica e o crescente alfabético e a professora Sauna entregou para cada aluna um papel com a Postura do Alfabeto Corporal. Por meio da organização corporal as alunas foram estimuladas a se agruparem para formar as palavras dança e ballet. A ação integra o Plano Anual Agenda Cultural 2023 – PRONAC 220726, realizado pelo IORM e Ministério da Cultura.


