Novembro Azul | Homens com mais de 40 devem fazer exame de prevenção ao câncer de próstata

Para fazer o PSA (teste inicial), basta o paciente procurar a USF de sua referência no horário usual de funcionamento

Saúde
Guaíra, 19 de novembro de 2019 - 11h30


Teve início, na última semana, a programação do Novembro Azul em Guaíra com palestras na Unidade de Saúde da Família Traciso Barini (Vivendas) proferidas pelos doutores Thiago Reversi e Jaqueline Suzuki. O vice-prefeito e diretor de Educação, Renato Moreira prestigiou as ações de início da campanha, que está percorrendo todas as USF’s.

Como o mês é referência no na luta contra o câncer de próstata, a secretaria de saúde intensificou as ações para que homens a partir de 40 anos de idade procurem o postinho mais próximo de sua residência para realizar o exame de PSA (teste inicial).

Importante ressaltar a importância da vigilância, uma vez que se o câncer é detectado no início, a maior parte pode ser curado. ”O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito”, enfatiza o secretário da Saúde, Jorge Uatanabe do Prado.

Para incrementar a campanha, os funcionários das USF’s estão produzindo enfeites alusivos ao tema e  servindo café-da-manhã e da tarde aos presentes que acompanham as palestras.

No dia 14, na USF José Vilela Junqueira (Vila Aparecida), a palestrante foi a Dra. Tatiane Moysés, na USF José Adalberto Lelis Garcia (bairro Tonico Garcia), foi o enfermeiro Gleison Silveira; e no dia 18, ocorreu na USF do Jardim Elisa.

Ainda haverá palestras…

  • 22/11 | USF João Bosco Lelis – Residencial Nádia – 08h
  • 29/11 | USF Aguinaldo Soares Barbosa – Bairro João Vaccaro – 08h


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente