Foi apresentado ao Concidade o novo loteamento “Residencial Maria Luiza” que dará continuidade ao já existente Bairro Antônio Manoel
Em reunião ordinária realizada pelo Conselho Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana de Guaíra em 07 de fevereiro de 2022, foi apresentado o novo loteamento “Residencial Maria Luiza”, que deverá dar continuidade ao bairro já existente Antônio Manoel.
Na oportunidade abriu os trabalhos o presidente do conselho, o prefeito Antônio Manoel da Silva, que depois de cumprimentar a todos, passou a presidência ao seu vice, o engenheiro Carlos Destri, para que ele como loteador pudesse fazer a apresentação do seu empreendimento.
Junão apresentou o projeto que abrigará 1221 lotes ocupando uma área de 238 mil m2, e será uma continuação do bairro Antônio Manoel da Silva. Mostrou aos conselheiros detalhes do projeto como a adutora que terá diâmetro de 250 mm., a galeria de águas fluviais pela Av. José Flores será fechada, a adutora levará água até o Ribeirão, a Av. José Flores e a pista dupla seguirá até o final do novo bairro, o problema de acúmulo de água na rotatória próxima ao Cardoso Supermercado será corrigido, o novo bairro terá arborização, academia ao ar livre e acessibilidade, contará com pistas duplas internas, sequenciais do Residencial Antônio Manoel, terá poço artesiano e reservatório a partir do bairro Jardim Eliza, o qual suprirá a demanda de outros bairros próximos como o Residencial Murashi e a Cohab Mario Garcia da Costa. Após breve comentário acerca de superar as dificuldades da máquina pública e sobre outros empreendimentos imobiliários, inclusive da CDHU, foi passado a palavra aos conselheiros.
Para os conselheiros o loteador esclareceu dúvidas sobre áreas verdes, o problema do lixo em bocas de lobo, onde deverá ser adotado um sistema para amenizar o problema. Foi sugerido também para equalizar os pontos de captação de águas que desaguam no Parque Maracá, nesse quesito, Júnior disse que entre outras obras necessárias, está no projeto rebaixar o leito da lagoa, assim que o volume de água permitir,evitando seu assoreamento. a chefe de Meio Ambiente Estefane Siqueira estará à frente das ações no Parque Ecológico Maracá, e que está em andamento um projeto de revitalização do parque que deverá seguir o máximo possível o original projetado por Burle Marx.
Antonio Manoel foi indagado sobre a haveria o pagamento da verba de um salário mínimo por lote, que foi iniciativa dele mesmo, e se ele responderia como loteador ou prefeito, “vou responder como loteador e prefeito, como loteador vou fazer o pagamento como já fiz em outras ocasiões, como prefeito vou me certificar que ela tenha o uso adequado , com transparência e lisura”, e concluiu “ existem outros projetos, de outros loteadores a serem aprovados pela prefeitura, e o que depender dessa administração e dentro da legalidade , daremos maior agilidade aos processos”.
O empreendimento foi aprovado por unanimidade.