
Longe de ser somente um encontro formal, este evento é a principal ferramenta democrática para a sociedade articular, propor e deliberar sobre as Políticas Públicas essenciais que garantirão a dignidade e a plena participação das Pessoas com Deficiência (PCDs) no município, hoje e nas próximas gerações.
O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), com apoio fundamental da Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, por meio da Casa da Cidadania. A conferência convocará representantes do Poder Público Municipal e de toda a sociedade guairense para um dia intenso de trabalho, das 07h30 às 16h45, sob o tema central: “Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: agora e no futuro para um Brasil mais inclusivo”.
O encontro tem como principais objetivos analisar, propor e deliberar sobre as Políticas Públicas municipais direcionadas à Pessoa com Deficiência, além de propiciar a reflexão e discussão sobre a gestão da política de garantia de direitos no município.
Eleições e Representatividade: A Voz de Guaíra na Arena Nacional
Um dos momentos mais importantes da programação será o Pleito Eleitoral. Ele visa eleger os membros da sociedade civil e do poder público que terão a missão de representar Guaíra como delegados nas Conferências Estadual e Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os candidatos interessados em concorrer ao pleito devem preencher a ficha de inscrição até as 11h durante a realização da 2ª Conferência.
Os Eixos Temáticos que Conduzem a Mudança
As discussões e a elaboração de propostas que visam fortalecer a inclusão e a participação cidadã serão organizadas em cinco Eixos Orientadores estratégicos:
- Controle social e participação efetiva;
- Garantia de políticas públicas e avaliação psicossocial;
- Financiamento de políticas públicas;
- Promoção da acessibilidade e cidadania;
- Desafios da comunicação universal.
As propostas elencadas em cada eixo temático serão posteriormente encaminhadas para o Poder Público Municipal, para o CMPC, a SEDPCD de São Paulo e para o CONADE, garantindo que as demandas locais alcancem os níveis estadual e federal.
O CMDPCD salienta a extrema importância da participação da comunidade e de todos os envolvidos para que o município possa articular, deliberar e organizar as políticas públicas essenciais para a garantia de direitos e melhorias na qualidade de vida das PCDs. Para maiores esclarecimentos, o CMDPCD se coloca à disposição, bastando agendar junto à Casa da Cidadania, localizada na avenida 29, nº 870, Paranoá.

