O esporte tem o poder de trabalhar o cérebro humano em diversas áreas que muito raramente são acessadas pelas tarefas de rotina do nosso dia. Durante a sua prática, o indivíduo é exposto a uma variedade de desafios a enfrentar, tais como, Esforço, Superação,Colaboratividade, Pertencimento,Meta,Ganhar e Perder.
Ao se deparar com tais desafios descritos acima, o esporte prepara o indivíduo na construção de valores que utiliza tanto na prática do esporte como na própria vida, no seu dia a dia, onde temos que matar um leão por dia.
Potencializar as habilidades das pessoas e minimizar seus defeitos, é adquirida através do treino da paciência e da empatia onde, ao se colocar no lugar do outro, é possível entender suas ações e admirá-las. Praticar tolerância flexibiliza o olhar sobre o outro e torna mais fácil a aceitação dos erros que vierem a ser cometidos.
O esporte faz com que as pessoas exponham suas emoções mediantes situações de raciocínio rápido, cobranças, frustrações, limitações, e esse contato tão profundo reforça os vínculos, amadurecendo as relações.
A constante mudança de ações com resultados positivos e as melhorias que podem ser sentidas através do treino frequente solidificam no indivíduo a necessidade da persistência para alcance de seus objetivos em todos os setores da vida.
A pessoa que está frequentemente exposta a situações onde seu esforço, junto à sua equipe, será fundamental para obtenção da vitória ou da derrota, aprende a lidar positivamente com as duas situações. A honra, ou seja, a dignidade de reconhecer um bom trabalho ou a necessidade de melhorá-lo, é um valor de extrema relevância em todos os setores da vida.
Entender que o esporte é uma ferramenta de criação de valores e amadurecimento de pessoas é um bom caminho para formar indivíduos melhores. Se você pratica uma modalidade esportiva, e não absorveu alguns desses valores, é hora de parar e repensar seus conceitos. E você que não conhece nenhum deles talvez a prática de algum esporte possa ajudá-lo.