OAB promove palestra com o tema “Programa Flor de Lis”

Cidade
Guaíra, 1 de dezembro de 2024 - 09h08

Ocorreu na OAB Guaíra a palestra com o tema “Programa Flor de Lis: A atuação do trabalho em rede no enfrentamento e prevenção da violência doméstica, familiar e de gênero contra a mulher e a atuação da advocacia”, ministrada pela Excelentíssima Juíza Patrícia da Conceição Santos, idealizadora do Projeto Flor de Lis.

A juíza da Comarca de Tabapuã, Dr.ᵃ Patrícia, destacou que o projeto criado por ela visa reduzir os casos de violência doméstica e implementar políticas de proteção às vítimas, promovendo a justiça. O programa envolve membros do Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Polícia Civil e Militar, Guarda Municipal e secretarias de assistência social, saúde, educação e conselho tutelar.

A magistrada destaca que o programa visa amparar as vítimas e ressocializar os acusados pelas agressões, bem como trabalhar a conscientização e prevenção sobre a violência doméstica. 

O projeto intitulado Flor de Lis, em homenagem a um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, representa a superação das mulheres contra a violência.

“Depois que implantamos, os casos de feminicídio reduziram e diminuiu a incidência de medidas protetivas”, afirmou Dr.ᵃ Patrícia.

O evento foi celebrado em virtude dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Doméstica, Familiar e de Gênero contra a Mulher, promovido pelo Conselho Municipal da Mulher em parceria com a OAB, através de sua Presidente Dr.ᵃ Marlene Figueiredo Nacle e a Dr.ᵃ Jaqueline Galvão, Presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Dentre as autoridades presentes estavam: Dr.ᵃ Fabiana Vasquez, Presidente do Colégio de Presidentes de Subseção da 6ª região; Dr.ᵃ Carla de Souza Silva, Perita Criminal Chefe da Polícia Científica; Dr. Evandro Abrão Nacle, Delegado Titular da Delegacia de Guaíra; Sr.ᵃ Marta Barbar, Primeira Dama e Presidente do Conselho Municipal da Mulher; Silmara Reis, Diretora da Assistência Social e o Comandante Reginaldo Izaías, da Guarda Civil Municipal.

A Dr.ᵃ Marlene e a Dr.ᵃ Jaqueline anunciaram ao final do evento que irão implementar o projeto na cidade de Guaíra, cujo nome será “FLOR DE LÓTUS”, que significa renascimento, sobrevivência e resiliência, com a capacidade de renascer diante das adversidades, pois consegue florescer enraizada na lama e cercada por água, assim como as mulheres vítimas de violência.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente