

Em sua apresentação, a palestrante trouxe uma abordagem direta e baseada em dados, destacando os instrumentos legais de proteção, os obstáculos mais comuns para a denúncia e o papel das instituições públicas e comunitárias no apoio às vítimas. Suas falas reforçaram a necessidade de ações articuladas e de uma conscientização contínua da sociedade.
A presença de autoridades municipais evidenciou o apoio institucional ao tema. Participaram a primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Marta Barbar Silva; Monique Dias Ribeiro, chefe do Departamento de Atenção Básica de Saúde; Franciene Lucas, chefe do Departamento de Assistência Especializada em Saúde; Cervantes da Silva Garcia, diretor municipal de Saúde; e Vania Tostes, diretora do Controle Interno da Prefeitura. O público também reuniu representantes da Melhor Idade e membros da OAB local.
“A nossa palestrante foi simplesmente maravilhosa, oferecendo uma orientação prática, clara e muito motivadora. Para nós, organizadores, este encontro foi extremamente produtivo e reforça o compromisso da cidade com a prevenção, a proteção e o diálogo permanente sobre a violência de gênero”, comentou a primeira-dama, Marta Barbar Silva.

