As Oficinas de Literatura do Projeto Agenda Cultural 2024 foram pontos de apoios, fundamentais à construção do espetáculo Travessias pelos alunos da Usina da Dança, do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.
Durantes os meses de outubro e novembro, a intensa programação oferecida pelas Oficinas, promoveram a interdisciplinaridade e a ampliação de repertório cultural dos alunos, a partir de obras selecionadas de forma conjunta pela coordenadora Artística do IORM, Valéria Aparecida Pasetto, pela coordenadora Pedagógica Maria Júlia Pintar e pelos professores do Instituto, permitindo a familiarização com os autores como Friedrich Nietzsche, Eduardo Galeano, e Manoel de Barros.
As responsáveis pela Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento do núcleo do IORM Guaíra, Laura Alves e da Biblioteca Comunitária Armanda Malvina Mendonça – AMA-Me do núcleo do IORM em Ipuã, Maria Laura Ferro foram responsáveis pelas oficinas que foram abertas com a apresentação do pensamento filosófico de origem alemã, Friedrich Nietzsche. Com o apoio de um Atlas, os alunos identificaram a localização geográfica da Europa e a Alemanha, estabelecendo o marco temporal da vida e morte de Nietzsche, nascido em 1844 e, falecido aos 54 anos, em 1900.
Os alunos receberam folha impressa com a frase tracejada extraída de sua obra Assim Falou Zaratustra para cobrir com calma a frase sublinhada e pendurar no Varal da Frase Filosófica ao som da composição homônima de Richard Strauss, regida pelo maestro Herbert von Karajan.
Livro dos Abraços
Autor de O Livro dos Abraços, a obra de 1989 do escritor uruguaio Eduardo Galeano também foi apresentada aos alunos do Projeto Usina da Dança no processo de construção do espetáculo Travessias. Seguindo o mesmo percurso de identificar o autor com suas origens, os alunos encontraram no Atlas o país de nascimento de Galeano e a situação de fronteira com o Rio Grande do Sul.
Os alunos examinaram a capa da edição impressa do livro impressa e trabalharam o vocabulário empregado em folha de atividade. Eles foram convidados a lerem trechos previamente.
A partir de textos que não possuem conexão entre si Livro dos Abraços reconta a história da América Latina e a história do autor e a nossa história comum e tem no mar um elemento marcante.
Por isso, a oficina contou com o som da água do mar em vídeo. Os alunos se esconderem sob as mesas, com olhos fechados. Depois de contar até dez, a responsável pela Biblioteca convidou os alunos a se sentarem nas cadeiras e nas mesas. Os alunos receberam e puderam segurar água e areia e o pote com água e sabão simbolizando a água do mar. Preencheram com tranquilidade a Folha de Atividade impressa e a pintaram em laranja, amarelo, azul-claro e escuro). A obra foi inserida na Parede da Imensidão.
Poesia
As atividades também aproximaram os alunos de um autor brasileiro: o poeta cuiabano Manoel de Barros. Sua origem foi explorada com a pesquisa do Mato Grosso no Atlas.
Depois, examinaram capas dos livros “O livro das Ignorãnças” e “O Menino do Mato”. Os alunos receberam pedaços de casca de ovo para quebrarem e uma folha de uma planta para tocarem com as mãos em busca de sua textura, explorando a vivência sensorial.
A vivência foi transposta para a folha de atividades. Nela, cada aluno pode pintar com giz de cera, a palavra ovo em amarelo e a palavra folha na cor verde. A frase “Eu quero voar” foi pintada em azul. A poesia de Manoel de Barros foi lida ao final da Oficina, com pausa e emoção.