
As atividades tiveram início com uma introdução geral sobre oficinas de literatura e uma revisão dos principais gêneros literários. Em seguida, os alunos foram apresentados aos subgêneros do gênero narrativo, como fábula, lenda, mito, conto, romance, epopeia e novela, que serão explorados de forma aprofundada nas próximas oficinas.
Adotando uma metodologia ativa e lúdica, os participantes assistiram a um vídeo introdutório sobre os subgêneros e, ao som de música ambiente, criaram seus próprios “livros” utilizando folhas de sulfite, registrando em cada página um subgênero diferente. O resultado dessa atividade criativa foi exposto na “Feira do Livro – Subgênero Narrativo”, realizada no próprio espaço da Biblioteca.
Em um passo adiante no aprendizado, cada aluno selecionou um título do acervo da biblioteca pertencente ao subgênero fábula para leitura e estudo. Posteriormente, os estudantes assistiram a um vídeo explicativo sobre o conceito de fábula e compartilharam a leitura de fábulas de Esopo. Para a Turma 1, a leitura foi conduzida de maneira pausada e lúdica pela educadora Laura Alves, estimulando a escuta atenta e a plena compreensão do conteúdo.
As oficinas são parte integrante do Plano Anual Agenda Cultural 2025 – PRONAC 248359, uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, que reafirma o compromisso com a democratização do acesso à cultura e à educação.

