
Mas também é nesta mesma cidade que uma noticia de outubro de 2021,nos chamou a atenção para um lugar de nome São Francisco, o protetor dos animais. Estamos falando do Centro de Acolhimento Animal São Francisco de Assis,um lugar que faz juz ao nome, realizando verdadeiros milagres com os animais que ali chegam. desde sua inauguração em 2019,dedicando-se a resgatar e cuidar de cães e gatos vítimas de maus tratos e em situação de abandono.
O local é composto por 36 baias com capacidade para abrigar até 100 cães e gatos, oferecendo uma estrutura mais ampla e adequada do que a existente até então. Os espaços são divididos em áreas abertas e cobertas, com disponibilidade de sombra e ambiente para proteger os animais da chuva e do vento.
O Centro de Acolhimento conta ainda com uma equipe de veterinários e profissionais e tem a parte física composta por ambulatório com salas para higienização, atendimento, curativos e anamnese, além de sala cirúrgica para pequenos procedimentos e de repouso para animais debilitados ou em tratamento. Vale ressaltar que toda a estrutura foi construída de acordo com as determinações do Conselho Regional de Medicina Veterinária com investimento de cerca de R$ 600 mil reais em recursos próprios da autarquia. No local, são acolhidos apenas os animais resgatados das ruas pela própria Daemo (Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia), que não tenham tutores e que estejam em situação de risco, vítimas de maus tratos, doentes ou acidentados.
Uma obra corajosa que uniu forças do Governo Municipal, do departamento de Agua e Esgoto de Olímpia (Daemo) e a sociedade, cumprindo os protocolos que este ambiente requer e seus enormes desafios. Na ocasião de sua inauguração,Tina Riscali,superintendente da Daemo, lembrou de uma frase de São Francisco de Assis: ‘Comece fazendo o que é necessário. Depois o que é possível e, de repente, estará fazendo o impossível’”, ao reforçar o compromisso da autarquia com os investimentos e serviços prestados em prol da causa animal.

