De olho nos microempreendedores e também em quem quer se formalizar, o Sebrae realiza, entre os dias 10 e 14 de maio, mais uma edição da Semana do MEI. Pelo segundo ano, devido à pandemia, o evento será totalmente gratuito e online, com as mais diversas ofertas de capacitação e orientações especiais para os MEIs e potenciais empresários.
O tema da edição deste ano é “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, inspirado no bordão do empreendedor, influenciador digital e escritor, Rick Chester, que ficou conhecido nas redes sociais após viralizar com um vídeo no Youtube onde ensina como lucrar vendendo água no Rio de Janeiro. Ele será a grande atração do último dia da edição da Semana do MEI 2021, com a palestra de encerramento “Pega a Visão”.
PROGRAMAÇÃO
A programação oferece palestras, oficinas e seminários para melhorar os negócios, além de orientação empresarial sobre gestão, inovação e finanças, benefícios e deveres do MEI. Entre os destaques da programação, estão workshops sobre tendências em setores como beleza e alimentação, uso dos meios digitais para vender mais e orientações sobre o uso profissional de novidades tecnológicas, como o TikTok e o WhatsApp Business. Para se inscrever e conhecer a programação completa, basta acessar: www.sebrae.com.br/semanadomei .
De acordo com a coordenadora do evento, Renata Malheiros, os assuntos do 1º dia têm foco no momento de crise enfrentado pelos empreendedores. “Vamos começar tratando de inteligência emocional, motivação, resiliência e criatividade, com apoio de especialistas”, contou. Já o dia 11 será voltado para oportunidades de negócios, com grandes tendências, principalmente para o setor de alimentos e beleza. As lives terão a participação de Heloísa Nóbrega, especialista do Sebrae em redes sociais, sobretudo o Tik Tok, e da maquiadora Janaína Mayane, embaixadora MEI que promove cursos online. No dia 12, os participantes poderão aprender sobre a importância do planejamento e vendas pela internet com a ajuda de Felipe Siqueira, sócio do Grupo Reserva, e de Mayra Moreli, gerente de negócios da B2W Marketplace.
A equipe do Sebrae estará disponível no dia 15 para orientar os empreendedores na organização das contas, como fazer o dinheiro render e estratégias financeiras. A ganhadora do prêmio ‘Mulheres que transformam’, da XP, Bia Santos, abordará o tema educação financeira. As oportunidades do PIX para o MEI também serão tema de outra palestra, com a especialista do Banco Central, Mayara Yano. No último dia, serão oferecidas oficinas para ajudar a vender mais, com foco no mercado digital, com convidados do Facebook, HostGator (multinacional de hospedagem de sites) e da Kyte (plataforma online de vendas).
Aprendizado à distância
A analista do Sebrae, Graziele Vilela, explica que os participantes vão aprender como vender melhor pela internet, usar as redes sociais a favor do negócio, além de conhecer mais sobre ferramentas digitais. “O grande diferencial deste ano é que será um evento com conteúdos mais voltados para a prática. Levaremos temas que auxiliem os MEI no dia a dia, já que eles atuam praticamente sozinhos”, ressalta.
Na opinião da analista do Sebrae Pollyana Dietz Ferreira, o formato online da Semana do MEI 2021 possibilita uma maior participação e interatividade com os microempreendedores individuais e potenciais empreendedores em todo país. “A maior parte desses conteúdos ficará disponível gratuitamente no Portal Sebrae após o término do evento, além de um time de especialistas em nossos canais de atendimento preparados para orientar os MEI e todos os que desejam empreender”.