A prática constante das boas ações

Opinião
Guaíra, 26 de abril de 2016 - 08h05

O profetas SAW gostava de manter uma boa ação que ele praticou. Umas das virtudes de ações firmes, é que elas são do agrado de Deus, porém, quando alguém pratica uma boa obra e mantem por gosto, o amor de Deus cai sobre a pessoa e ganha a felicidade, neste mundo e no além. Assim ele disse: “As ações preferidas perante Deus são aquelas constantes, mesmo que seja uma pequena obra”.

Uma das bênçãos de uma ação contínua, o coração do praticante fica ligado na recordação dos favores de Deus, e isso proporciona-lhe uma firmeza e dependência a Deus, confiando n’Ele, e o resultado disso Ele livrará o seu coração da tristeza e aperto. Porque quem deposita a total confiança em Deus, Ele lhe bastará (nos seus assuntos).

Entres as virtudes, consta que uma ação contínua faz com que a alma fique firme contra a distração e sempre gosta praticar o bem. Um dito árabe diz: Se você não acostumar a sua alma com boas práticas, a alma dará a você o amor pela ações ruins.

A boa ação constante motiva a compaixão de Deus sobre o praticante. É narrado num dito de Deus ao Profeta SWS: “Quem odiar um amigo meu, que declare guerra comigo. Nenhum dos meus servos melhor se aproxima de mim, a não ser por obrigação que decretei sobre eles. Através da prática das ações facultativas, o meu servo sempre se aproxima de mim até que a minha compaixão caia sobre ele; quando a minha compaixão cair sobre ele, torno-me o seu ouvido com o qual ele escuta; a sua visão pela qual ele vê; a sua mão com a qual ele segura e sua perna com a qual ele anda; e se ele me implorar, eu o darei, e se pedir auxílio de mim o concederei”.

Vemos assim que aquele que pratica ações facultativas tem ao seu lado em todas suas ações a presença do Criador, em todos os assuntos de sua vida, não temendo qualquer problema, tranqüilizando assim sua alma.

A prática contínua de uma boa ação ajuda a suportar as dificuldades. Assim o  profeta SAW ensinou: Ó jovem, vou-te ensinasse algumas palavras que por elas Deus te beneficiará: Proteja (as ordens de) Deus, Ele proteger-te-á; proteja Deus  Ele estará na tua a frente; lembre-te dos favores de Deus, quando estiveres na felicidade, Ele te lembrará na dificuldade.

A prática contínua de uma boa ação afasta o seu praticante da imoralidade, Deus diz no alcorão: “Recita o que te foi revelado do Livro e observa a oração, pois ela  preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito. (29:45).

A prática contínua de uma boa ação é o meio para um bom fim, faz com que a pessoa ganhe a paciência no cumprimento das obrigações, na abstinência à desobediência e corrupção, dando em consideração a recompensa que o espera.

A bênção da prática contínua de uma boa ação é o meio para a purificação do coração contra inveja, ambição, ódio etc, fazendo assim sermos pessoas melhores, que auxiliam umas as outras, trazendo conforto para si e para os nossos semelhantes.       


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente