Artigo: Paulo Sérgio Lélis

Opinião
Guaíra, 31 de março de 2025 - 09h30

Parabenizo a todos os policiais de hoje como também aqueles que deram o início desta corporação iniciada nos finais dos anos 1980 sob minha iniciativa como eram nesta ocasião Diretor da Procuradoria Municipal de Guaíra devidamente nomeado para este cargo pelo então Prefeito Dr.Fabio Talarico que num determinado momento de sua prestigiosa gestão pública acatou a ideia na formação de uma polícia Municipal aos moldes das polícias norte-americanas que são da responsabilidade dos municípios. Logo a seguir aceitando a inédito ideia, Dr.Fabio colocou à minha disposição o Tenente Mendonça, atualmente já aposentado como Major da Polícia Militar, que me procurou colocando à disposição neste empreendimento.

Não foi, na verdade, uma criação tão simples. Mas tive total apoio do chefe de gabinete da época Sr João Assis Leite que juntos fomos conhecer a polícia Municipal de Indaiatuba que nos forneceu uma ideia prática do funcionamento da polícia Municipal daquele município e com o estatuto de Indaiatuba iniciamos a construção da polícia Municipal de Guaíra. Não foi fácil, pois era preciso da autorização do Secretário de Segurança do Estado que na época era o Dr Fleury, posteriormente foi governador do Estado de São Paulo. Nesta visita à secretaria de Segurança fomos com o prefeito Adnaer, pois Dr.Fabio já havia falecido, junto ao prefeito Adnaer estava o João Assis Leite chefe de gabinete o Tenente Mendonça e eu que na oportunidade justifiquei junto ao Dr Fleury a necessidade e a importância dos municípios terem suas entidades de segurança para proteção dos bens públicos de maneira mais específica, um policionamento mais eficaz.

 Logico que com a presença do prefeito Adnaer a solicitação foi deferida. Posteriormente dando sequência aprovação pelos vereadores com um estatuto elaborado feito o edital de convocação para os interessados, neste aspecto foi bem trabalhoso e muitas vezes tive que ir a campo fazendo convite a muitos jovens, pois havia muito receio neste empreendimento afinal tratava-se de algo inédito até então. Lembro de tentar convencer o Isaías na época jovem de 20 anos terminando colegial trabalhava na construção de minha residência como servente de falei muito com ele a respeito de prestar o concurso para esta polícia que a administração municipal do prefeito Adnaer estava implantando na cidade de Guaíra. Para conseguir o número suficiente, o Tenente Mendonça admitiu jovens da cidade de Barretos para completar o pelotão de policiais. 

Aprovados fizeram um treinamento junto aos policiais do destacamento da polícia militar de Barretos que tinham todas as orientações a partir da Casa da Cultura. Fui na companhia do Tenente Mendonça à São Paulo no veículo dele era um fusquinha bege para providenciar todo uniforme e coturnos que eram devidamente discutido junto cor trajes e etc. Dei a sugestão do nome SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL (SPM) pois o substantivo a segurança tem um sentido amplo, mesmo porque a determinação POLÍCIA recentemente os tribunais entenderam que pela Constituição já está determinado funções e a quem pertence mesmo que o STF tenha equiparado sua atuação, é PÚBLICA, pois pertence a toda municipalidade e MUNICIPAL porque está ligada a uma instituição do município fundamentada em lei.

O símbolo uma águia de asas abertas fui buscar numa coleção de selos onde vi achei que ficava adequado como simbolizando forca e poder. Passei para o Genesio Jr. que era projetista do departamento de engenharia e arquitetura da prefeitura na ocasião que deu o formato atual. Genesio Jr, guairense, inteligente era estudante de colegial na época atualmente reside na capital Paulista como arquiteto. Na época tinha dois veículos, duas motos e fiquei como 1⁠º Diretor responsável pela SPM e o Tenente Mendonça como comandante responsável. Nesta ocasião a criminalidade reduziu a 3% na cidade de Guaíra. Mendonça fazia sempre esta avaliação. 

Foi um sucesso tanto que Guaíra foi na época um modelo para várias cidades. E minhas congratulações aos jovens seguranças municipais atuais e meu profundo respeito e agradecimento aos que já se aposentaram. Parabéns pelos 38 anos de sucessos!!!

Concluindo a sede está desconectada com o tamanho e com as várias funções determinadas pela legislação atual, várias viaturas, é ridículo que continue no local onde se iniciou-se como uma sede provisória até poder dizer insalubre. Existe no parque Maraca um imóvel público totalmente abandonado o antigo torneio LEITEIRO esquecido por várias gestões públicas que mediante uma reforma nas mãos de um arquiteto competente pode sem dúvida alguma ser o DESTACAMENTO da POLÍCIA MUNICIPAL onde ha necessidade de maior vigilância tem espaço para o estacionamento dos todos os veículos policiais. 

Aproveitando do espaço para várias salas mais amplas para o atendimento pública e conforto aos policiais. Com banheiros dormitórios já que o destacamento já compõem mulheres policiais. Inclusive uma sala específica para treinamento de lutas para defesa pessoal e academia inclusive. Afinal ultimamente anda desmoronado vários imóveis pela cidade.

 


TAGS:

Paulo Sérgio Lélis

Paulo Sérgio Lélis

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente