O cenário político e dos poderes em geral no Brasil, demonstram total descrédito das instituições, onde a imoralidade prevalece desde as esferas municipais até as federais.
Isso acontece por conta da ausência de princípios éticos e valores que tais administradores não possuem, onde se esquecem que estão com a custódia de muitos bens e arcarão pela forma que administram essa confiança depositada pela população.
No entanto, se a verdade for perdida, isso resulta na corrupção da sociedade e na ausência de qualquer satisfação da coletividade. Por isso, Deus, o Todo-Poderoso, proibiu o suborno, daquele que está gastando dinheiro para alcançar algo que é ilegal, conforme é relatado no alcorão: Não consumais injustamente a riqueza da outra pessoa ou envie suborno aos governantes para que possam ajudá-lo a consumir uma parte da riqueza das pessoas no pecado, enquanto você sabe é Ilegal. Alcorão 2: 188.
O suborno e a corrupção é um crime que tem graves efeitos e consequências para o indivíduo e a sociedade, como o desperdício de recursos, destruição dos princípios e da boa moral, propagação da má índole, como a negligência, a indiferença, a perda de um sentimento de fidelidade e frustração de uma coletividade. Não só cria impacto negativo na economia do país, mas, indiretamente, também destrói o equilíbrio da ordem social.
De um modo geral, a corrupção existe quando uma pessoa no poder tem o direito de tomar decisões que dizem respeito a outros, cujos interesses estão em jogo. As partes interessadas tentarão encontrar formas e meios de obter o que eles querem, oferecendo assim vantagens indevidas a ambos os lados.
O Profeta Muhamad SWS em vários ensinamentos disse: “Quem não é confiável, não tem fé, não tem religião e não tem compromisso”. “Cada um de vocês é um guardião e responsável pelo que está sob sua custódia. O governante é um guardião de seus assuntos e é responsável por eles; Um marido é um guardião de sua família e é responsável por isso; Uma senhora é guardiã da casa de seu marido e é responsável por isso, e um servo é um guardião da propriedade do seu dono e é responsável por isso “.
” Todo aquele dentre vós vê um mal, que ele o mude com as mãos; E se ele não conseguir, então com a língua; E se ele não for capaz, então ele odeie em seu coração, e essa é a fé mais fraca. “
“Os presentes oferecidos aos servidores públicos são ganhos mal adquiridos.”
“A maldição de Deus é sobre aquele que oferece um suborno e aquele que o toma.”
O islamismo, com sua ampla gama de políticas econômicas, nunca permite que o dinheiro público seja explorado por alguns corruptos. A administração pública no Islã baseia-se no bem-estar e na segurança dos cidadãos de uma nação. Não é política do governo criar criminosos e puni-los. Os princípios islâmicos visam erradicar os atos malignos que causam o crime.
Os crimes assim praticados por tais líderes em geral, quando não administrados corretamente aquilo que lhe foram confiados, é arcar com uma prestação de contas com Deus sem fim, pois quanto maior for o número de pessoas lesadas, maior será o pecado praticado.
Para aqueles que não têm medo das consequências, a história mostra o fim de muitos injustos e corruptos que reinaram aqui na terra e foram aniquilados pelos atos praticados.
Deve, assim, partir da população ter o conhecimento adequado, valores morais no dia a dia, fiscalizando e cobrando aqueles que estão no poder, escolhendo os governantes por propostas benéficas a todos, pela índole e capacidade demonstrada, para assim fazer com que a justiça seja praticada em todos os setores, para o bem comum da nação.