Cidade Negra, na canção Pensamento, diz: “sempre que para você chegar, terá que atravessar a fronteira do pensar”. Tudo começa nos nossos sonhos, nos nossos desejos. E eles são desenhados, transformados em linguagem entendível por nós, pelo nosso pensamento.
Stephen Covey, no livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, diz que devemos começar tudo com um objetivo em mente. A grande questão é que há um abismo entre o que está em pensamento e isso virar, efetivamente, um objetivo.
Assim, precisamos percorrer o caminho entre um pensamento (sonho, desejo) e um objetivo. O sonho é algo aberto. O objetivo é foco, porque exige organização, planejamento, indicadores, metas intermediárias e ações estratégicas que levem ao alvo desejado. E isso é transformação, portanto, trabalho.
Dessa maneira, para que tenhamos verdadeiros objetivos em nossas vidas, precisamos escolhê-los à dedo. Passa a ser um projeto de vida (mesmo que realizável em pouco tempo), porque consome aquilo que temos de mais precioso: o nosso tempo.
Dentro desse processo de transição entre sonho e objetivo, temos, pelo menos, 9 princípios importantes a serem observados e realizados:
1) Estar em estado de mindset de crescimento (é ele que nos coloca em evolução, em desenvolvimento);
2) Aceitar que é mágico (como dizia Einstein: “só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se milagres não existissem; a segunda é viver como se tudo fosse um milagre” – em essência, tudo é mágico: imagine uma planta crescendo contra a lei da gravidade!);
3) Deixar de ser vítima (olhe para você e entenda onde o problema se encaixa dentro de si);
4) Acreditar de verdade (só assim conseguirá desprender tempo e esforço; ao menor sinal de dúvida, o sistema de crenças embaralha e coloca tudo a perder);
5) Mergulhar no conhecimento (ele nos permite entender os processos necessários no nosso livro de magia vital);
6) Se livrar da ideia de que ser mágico é pecado (permita-se realizar coisas extraordinárias);
7) Tenha um compromisso com a verdade (realizar é tornar real; aí, a mentira não cabe);
8) Olhe para dentro de si (como diz Augusto Cury: a resposta está dentro de nós, mas ela fala bem baixinho);
9) Crie, então, o seu objetivo (defina, organize e planeje, para poder executar de modo estratégico).
Fazendo esses passos, conseguimos realizar aquilo que queremos e ter a vida que desejamos e merecemos. Dá trabalho, sim, mas fazer o que gostamos é o verdadeiro significado de sacrifício: ofício (trabalho), sagrado.
Pense nisso, se quiser, é claro!
Prof. Me. Coltri Junior é mestre em educação, adm. de empresas, especialista em EaD e Gestão de Pessoas, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos. www.coltri.com.br; Insta: @coltrijunior