Depois do Carnaval

Opinião
Guaíra, 22 de março de 2020 - 12h57

Muitos têm o hábito de, como papagaios, saírem falando coisas sem a devida lógica com o que realmente acontece. É o que Cazuza chamava de “suas ideias não correspondem aos fatos”. Uma dessas pérolas é: “o ano só começa depois do carnaval”. Se é assim, cancela 2020, pois, com toda essas paralizações por conta do coronavírus, o ano não vai nem começar, já que grandes eventos e trabalhos foram já transferidos para o ano que vem, como a Copa América e o Censo, fora outros exemplos.

A questão é que, agora, de fato, vamos entender o que é um país parado. No período entre Natal e o Carnaval não tem nada de paralização, só um realinhamento sazonal da movimentação da economia. As cidades turísticas, por exemplo, principalmente as do litoral do sudeste e sul do país, vivem desse período, dentre tantas outras. Companhias aéreas e de transporte terrestre de pessoas, passam a contar com um aumento substancial de suas atividades. Assim também são os hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lugares turísticos etc.

Muitas indústrias precisam estar em pleno vapor para abastecer esses mercados, nesse período. Enquanto uns estão de férias, outros estão trabalhando arduamente para que o momento de lazer dos primeiros seja de boa qualidade (será que esses profissionais são invisíveis aos nossos olhos?).

Há, ainda, muitos que se dedicam a aprendizagem nesse período. Outros continuam trabalhando normalmente. No fim do ano passado e início deste, fiz uma maratona de cursos na principal escola de marketing digital do país, em São Paulo. Em dezembro, as aulas foram até a sexta-feira antes do Natal. Todos os cursos dela com turmas confirmadas (salas quase lotadas, fora os alunos online). As aulas (novas turmas) voltaram no dia 6 de janeiro. Cursos confirmados e turmas mais lotadas, ainda.

A sorte é que aquela escola não entende que o ano começa depois do carnaval (e os alunos que estavam lá, também não). Assim, seu departamento de vendas trabalha o tempo todo para fechar turmas sempre. E consegue.

Portanto, me espanta quando alguém, como um texto que vi semana passada, diz que “a seriedade da vida começa depois do carnaval”. Precisamos parar de pensar desta maneira, se quisermos ter uma economia forte e sucesso nos negócios.

Com o coronavírus, talvez a gente consiga entender o que realmente é um país parar. Se você procrastinou seus investimentos para depois do carnaval, porque o ano só começa depois dele, principalmente no mercado digital, corre o risco de ter que pular 2020.

Pense nisso, se quiser, é claro!


TAGS:

Coltri Junior

Professor Coltri Junior é palestrante, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente