Diretor do Deagua responde vereador em rede social
O Diretor do Deagua foi às redes sociais para responder ao vereador Edvaldo Morais, a respeito das declarações quanto ao envase da água em copos, quanto a qualidade da água fornecida para população em copinhos, colocada em cheque pelo vereador, e quanto ao choque de gestão praticado pela nova diretoria.
O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza – Allan Kardec
O envase de copos teve expresso reconhecimento da população, mas infelizmente algumas pessoas, “do quanto pior melhor” não entendem o princípio de políticas públicas que visam o bem comum.
Tanto que o Nobre Vereador Edvaldo de Moraes, utilizou na última sessão da Câmara Municipal a Tribuna “Vicente Lacativa” dando uma conotação política a questão do envase dos copos, visto que, caso realmente, sua preocupação fosse de fato com relação à potabilidade da água ou às questões de legalidade, teria feito isso por Ofício.
Dito isto, o DEAGUA e a Prefeitura Municipal, estará esclarecendo para população sobre os questionamentos:
Em primeiro lugar, não há de se existir dúvidas com relação a qualidade da água do Balneário Municipal, pois é de conhecimento de todos o quanto a água é boa e própria para consumo.
Fora isso, como já amplamente divulgado, ela passa por rigoroso controle de qualidade e análises diárias, e atende integralmente a Portaria Nº 888/2021 do Ministério da Saúde.
Segundo, não faz nenhum sentindo questionar que teria alguma diferença na água fornecida nos bebedouros com a água envasada no copo, até porque, a envasadora de água tem um processo rigoroso de desinfecção e assepsia, portanto, a água no copo tem muito mais garantia de potabilidade.
Ainda, todo sistema de reservação e tubulação da água do Poço do Balneário passa por limpeza periódica, e é sempre coletada amostra da água para análise antes do envase.
São realizadas ainda análises da água envasada (amostradas diretamente dos copos) semanalmente.
Tudo isso, porque a administração pública tem sim RESPONSABILIDADE com nossas crianças e com todos os munícipes.
Colocar isso em dúvida é um desrespeito com o trabalho sério que realizamos.
Com relação a possibilidade de validade dos copos, isso é um absurdo, pois os copos são acondicionados em embalagens plásticas dentro de caixas de papelão, e só foram utilizados porque apresentam condições de uso dentro nas normas. Errado seria o desperdício de dinheiro público se fosse decidido descartá-los.
Estranho é ninguém ter questionado o porque tanto a máquina envasadora, quanto os copos estavam parados por tanto tempo, sendo que tem uma finalidade tão nobre?!?
Com relação às legislações e licenças:
O Poço do Balneário é uma solução alternativa de abastecimento público, nome dado à uma fonte de abastecimento que não é incorporada a rede de abastecimento e é devidamente cadastrado na Vigilância Sanitária e atende todas as exigências da ANVISA (Portaria Nº 888/2021 do Ministério da Saúde, SISÁGUA, etc.), e isso é o mais importante, garantia da qualidade da água.
O envase não tem finalidade comercial, portanto, não se enquadra como água mineral, então, não precisa atender à legislação para essa categoria.
Trata-se de distribuição de ÁGUA POTÁVEL, feita de forma gratuita.
O DEAGUA pode distribuir água à população, tomando os devidos cuidados sanitários até de caminhão pipa, se fosse necessário, pois, de acordo com as legislações, o princípio mais importante é a universalização do atendimento.
Ora, porque não distribuir uma água de excelente qualidade, observando todas as condições sanitárias, envasadas em copos, com custo zero de investimentos, que já foram feitos no passado e estavam se deteriorando?
As condições sanitárias da máquina e da água, atendem ainda, integralmente Resolução – RDC Nº 182/2017 da ANVISA, porém, esta resolução é para água com adição de sais, o que não é o caso, pois a água do Balneário é rica em sais minerais naturalmente, porém é a legislação que mais se enquadra a realidade do processo de envase nos copos.
Vários serviços de abastecimento de água oferecem água envasada para a população de forma gratuita, e isso tem grande reconhecimento, como ocorreu aqui. Sem gerar polêmica e maldade nas informações que tem objetivos de confundir a população.
Para encerrar, vereador, o DEAGUA não estava bem, e ainda está longe de estar bem, longe de chegar onde queremos, mas o choque de gestão, com um departamento de cobrança mais efetivo e principalmente a boa vontade de todos, tem mudado os rumos de nossa Autarquia, gerando receitas, possibilitando a realização de algumas obras necessárias, que já deveriam ter sido feitas, mas que só agora, com uma nova administração, tem sido possível.
Mas aqui é diferente, porque trabalhamos e vamos continuar dando sempre o melhor para à população, que já sente a diferença dos serviços prestados pelo DEAGUA atualmente.
É preciso responsabilidade para falar de um trabalho tão importante e fundamental, como é o fornecimento de água para nossa cidade. É preciso respeito com os funcionários que fazem tudo isso funcionar, com cuidado e principalmente com respeito a população.
Estamos abertos ás duvidas, críticas e sugestões, e sempre prontos a fazer o melhor para toda à população.
DEAGUA – essencial para todos!