Por Flávio Tavares
Descobri que construir pontes de diálogo e abrir portas para soluções eficazes e duradouras têm um nome. O termo lobby tem, no Brasil, a conotação de troca de favores e corrupção, mas a definição original remete a um significado neutro. Lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses legítimos, com o objetivo de serem ouvidas pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes.
Nesta concepção, o lobby seria a representação de interesses junto aos agentes políticos. Tal definição é a prática de buscar acesso aos agentes políticos e fazer com que eles saibam das demandas de determinados segmentos da sociedade, usando pessoas e seus canais de contato junto aos órgãos de governos.
O lobista, aqui, seria um intermediário que, por conta do conhecimento profundo da forma de funcionamento do governo, teria maiores condições de definir corretamente os atores mais importantes em um determinado assunto. A prática de lobby deve ser entendida como uma forma de transmissão de informações entre grupos de interesse e tomadores de decisão. O que define a atividade do lobista é a persuasão racional. O praticante de lobby tenta convencer os tomadores de decisão por meio de argumentação sólida sobre a pertinência do tema que defende.
Assim, é possível delimitar o alcance do lobby: enquanto a persuasão for mantida no campo racional, trata-se de atividade lícita e bastante válida; a partir do momento em que a persuasão incluir o oferecimento de propinas, benesses e promessas de vantagens, invade-se o campo da corrupção e tráfico de influência. Sou adepto de tal atividade de buscar conhecimento no estado inteiro, por enquanto, não tenho condições financeiras e empregatícias para ir longe buscar tais conhecimentos interpessoais.
Neste período, estou em busca de multiplicar minha lista de contatos, saber onde cada um está e o que pode nos ofertar. Também quero poder apresentar Guaíra para as novas lideranças, torná-la visível politicamente e reforçar laços de amizades estreitando relacionamentos políticos, agora que estou presidente de um partido em Ascensão.
A estratégia para este ano no PSL para nós aqui em Guaíra é bem simples: Escolher bem os candidatos a deputado federal e estadual (PSL), fazer um bom trabalho por eles, vencer e ser bem recebido posteriormente por eles em seus respectivos escritórios para levar os anseios da nossa população.
Se estabelecermos bons relacionamentos e comunicação frequente com nossa região fica mais fácil ainda o trabalho de interação entre município e estado num futuro próximo. A política da juventude é interligada, ramificada, de acesso fácil e bem articulada para construir pontes e não barreiras! Mateus 25:40 -Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram. ”