“Meu filho não precisa ser nota 10 na escola”

Opinião
Guaíra, 14 de julho de 2023 - 08h05

Muitos pais se preocupam com o desempenho escolar dos seus filhos e cobram deles notas altas em todas as disciplinas. Será que essa pressão em cima de uma criança é realmente necessária? Será que conquistar boas notas significa ter uma boa educação e um futuro promissor? Neste artigo, vou compartilhar com vocês a minha opinião sobre o assunto e explicar por que eu acredito que o meu filho não precisa ser nota 10 na escola.

Primeiro, quero deixar claro que eu não sou contra a escola nem contra o estudo. Eu acho que a escola é um lugar importante para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças e dos adolescentes. Eu também acho que o estudo é uma ferramenta essencial para adquirir conhecimentos, habilidades e competências que podem ajudar na vida pessoal e profissional. O que eu questiono é a forma como o sistema escolar em geral avalia os alunos e como os pais interpretam essas avaliações.

A escola, na maioria das vezes, usa provas e trabalhos para medir o quanto os alunos aprenderam os conteúdos ensinados em sala de aula. Essas provas e trabalhos geram notas, que são usadas para classificar os alunos em bons ou ruins, inteligentes ou burros, esforçados ou preguiçosos. Essas notas também são usadas para comparar os alunos entre si e com padrões pré-estabelecidos de excelência. Os pais, por sua vez, costumam usar essas notas como indicadores da evolução educacional de seus filhos e sua capacidade de sucesso no futuro.

Será que as notas realmente refletem tudo isso? Será que elas são justas, precisas e significativas? Será que elas levam em conta as diferenças individuais, os interesses, as motivações, as dificuldades, as potencialidades e as necessidades de cada aluno? Será que elas valorizam a diversidade, a criatividade, a cooperação, a autonomia, o pensamento crítico e a cidadania? Será que as notas das provas preparam os alunos para os desafios do século XXI?

Eu acredito que não. Eu acredito que as notas são apenas números que não conseguem captar toda a complexidade do processo de ensino-aprendizagem. Eu acredito que as notas podem ser fontes de ansiedade, frustração, baixa autoestima, competição desleal, desmotivação e evasão escolar. Quantos alunos no dia da correção da prova (em sala de aula) faltam da escola? Eu acredito que as notas podem limitar o potencial dos alunos e impedir que eles explorem outras áreas do conhecimento e do saber.

Por isso, eu não me preocupo se o meu filho tira nota 10 ou a nota média na escola. Eu me preocupo se ele está feliz, curioso, confiante, participativo, solidário e respeitoso. Eu me preocupo se ele está aprendendo coisas novas, desenvolvendo habilidades, expressando suas ideias, questionando o mundo, buscando soluções e realizando seus sonhos. Eu me preocupo se ele está sendo educado para ser um ser humano íntegro, ético e responsável.

Eu sei que muitos podem discordar de mim e pensar que eu estou sendo negligente ou irresponsável com a educação do meu filho. A grande pergunta é: Você sofreu na escola para aprender tabela periódica e expressões numéricas? O que acrescentou isso na sua vida? Conhecimento? Sim, conhecimento! Para que sofrer pressão psicológica dos pais e da escola para obter esse conhecimento?

 Eu prefiro pensar que eu estou sendo coerente com os meus valores e com os meus objetivos. Eu quero que o meu filho seja feliz e realizado na vida, não apenas na escola. E eu sei que para isso ele não precisa ser nota 10 na escola.

Andersson Pedroso

Autor do livro “Sonho Azul – A luta pelos inocentes”

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