Nos dias atuais, trabalhar em saúde tem se tornado um grande desafio a ser superado, devido à crescente demanda pelos serviços de saúde prestados. O profissional de saúde deve conhecer a importância e os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde – SUS, pois toda e qualquer ação estabelecida nos serviços de saúde atendem ao compromisso firmado pela política do SUS. Tais princípios visam o melhor atendimento, garantindo a promoção ou recuperação da saúde da população.
Os profissionais de saúde devem conhecer o contexto social no qual a população está inserida, pois se trata de um fator essencial, pois as ações devem analisar a relação entre a saúde da população, as diferentes condições de vida e o envolvimento da comunidade. As equipes de saúde devem ter cada vez mais caráter multidisciplinar, adquirindo assim o objetivo de unir os diferentes saberes com o propósito de aumentar a capacidade resolutiva dos problemas identificados pelas equipes de saúde, pois essa inter-relação possibilita que a prática de um profissional possa somar com a atividade do outro e os resultados sejam alcançados de modo mais satisfatório.
As ações governamentais voltadas à saúde devem proporcionar conhecimento adequado em como cuidar da saúde e acesso fácil e de qualidade aos serviços que atendam às suas necessidades de promoção e reabilitação da saúde quando se fizer necessário. E, para que isso aconteça, o profissional da saúde deverá estar em constante aprimoramento em suas funções, destacando a necessidade do desenvolvimento da Educação em Saúde, cujo processo educativo pretende criar ações que venham contribuir para o aprendizado da população, sobretudo em como cuidar de si mesmo, para que assim ela própria busque pelo seu bem-estar biopsicossocial, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Todos os profissionais de saúde que compõem as unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF – vivenciam o dia-a-dia e sabem das dificuldades encontradas em cada unidade, por isso é de extrema importância que o gestor mantenha um contato direto com as lideranças de cada unidade, a fim de ampliar a capacidade resolutiva dos problemas enfrentados.
No atual cenário, a humanização é um ponto chave nesse processo, pois através de sua aplicação, a população se sente à vontade para poder fazer parte desse processo, transformando as ações e assim os resultados. A cultura popular possui grandes saberes capazes de auxiliar os profissionais da área de saúde na identificação, no planejamento e nas ações preventivas das áreas atendidas por cada ESF.
Quero deixar registrado que, ao longo deste texto, discutimos o perfil do profissional de saúde, porém, a população possui uma grande importância nesse processo, principalmente sua participação nos Conselhos de Saúde, com representação paritária de usuários, governo, profissionais de saúde e prestadores de serviços.
Outra forma de participação são as Conferências de Saúde, realizadas periodicamente para definir prioridades e linhas de ação sobre a saúde. Por isso é de suma importância que a população também participe desse processo, para que juntos possamos alcançar a excelência em todos os serviços de saúde prestados. As autoridades competentes devem dar uma atenção especial ao princípio do SUS da participação social nesse processo, pois a população possui grandes saberes e visões sobre o atual estado da saúde pública, tanto municipal, quanto estadual e federal.
Independente do perfil de cada profissional da saúde, citados acima, temos que ponderar que a Ética está no bem comum, no respeito aos direitos do cidadão e na busca de uma vida digna para todos.
Ano que vem inicia-se uma nova gestão, e todos os funcionários da saúde anseiam que a direção da saúde não siga a mesma trajetória dos últimos anos, pois com as várias substituições dos cargos de direção do setor da saúde, a única prejudicada é a população. Desejo todo o sucesso para que a atual gestora finalize sua gestão, e que o(a) próximo(a) gestor(a) obtenha grandes êxitos nessa nova jornada que se iniciará.