Tudo em seu tempo

Opinião
Guaíra, 17 de maio de 2020 - 04h06

Cada vez mais me convenço que a política é a melhor ferramenta para melhorar a vida das pessoas. Temos que lutar por esse povo trabalhador e guerreiro, com muita coragem para fazer diferente. Em meio a toda essa falta de credibilidade política, durante esta crise econômica e de saúde, precisamos estar comprometidos com o nosso povo, lutando por todos aqueles que não conseguem lutar sozinhos.

Durante toda minha vida, pude acompanhar de perto o quão importante é a política para os cidadãos de uma forma geral. Prova disso é que uma boa política tratada pode ser responsável e determinante para que o povo tenha saneamento básico, casas populares e empregos de que necessitam.

Necessário, porém, que ela seja feita de forma limpa e transparente. Para isso é preciso democratizá-la, para que, independentemente da classe social, todos possam participar da formulação das políticas públicas, sobretudo por meio dos conselhos municipais representativos de cada setor da política pública, como os conselhos municipais de saúde, da segurança, da educação, do meio ambiente, da criança e do adolescente, de proteção aos animais, da cultura, da juventude, etc.

Aprendi desde cedo que temos que ter humildade, tanto para reconhecer nossos erros, como para aprender com eles. Acredito muito que temos que nos reinventar e evoluirmos como pessoas e cidadãos. Entendo que a renovação na política é importante. Assim como é importante a participação também de pessoas que já possuem experiência.

Mas, mesmo reconhecendo a importância dessa simbiose entre o novo e o experiente, a política nunca pode se enferrujar. Ela precisa ser reinventada para trazer de volta a esperança, confiança e credibilidade ao povo.

Com alguns anos de experiência trabalhando no Sistema Único de Saúde – SUS, estou tendo o privilégio de conhecer pessoas que dependem da saúde pública. E fica cada vez mais claro que, com a pandemia da COVID-19, temos que aprimorar cada vez mais o SUS, para não só torná-lo acessível, mas também efetivo.

E a melhor ferramenta para melhorar o serviço de atenção à saúde é a política. Porque é por meio dela que haverá o convencimento da importância e da necessidade das políticas públicas, bem como a fiscalização do dinheiro público empregado neste setor.

Nos dias de hoje, os veículos de comunicação, sobretudo as emissoras de rádio e as empresas jornalísticas, assim como as redes sociais, estão cada vez mais abertos a ouvir a população e são ferramentas poderosíssimas para o povo poder manifestar seus anseios enquanto cidadãos, principalmente dirigindo-se àqueles que os representam.

Neste ano, temos que aproveitar a oportunidade para direcionar essa mesma expressividade, manifestada por aqueles canais, para o ato mais aclamado e representativo da democracia, que são as eleições.

Renan Lelis Lopes, cirurgião dentista


TAGS:


OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente