OS VISITANTES DA CABANA DE BELÉM: Mantendo Viva a Tradição da Folia de Reis em Guaíra

A Folia de Reis em Guaíra é uma tradição ancestral enraizada na veneração aos Três Reis Magos. Essas figuras folclóricas não são apenas personagens de uma história distante, mas simboliza a devoção fervorosa que permeia a comunidade católica local.

Cidade
Guaíra, 7 de fevereiro de 2024 - 09h36

A saga dos Magos do Oriente, imortalizada nos relatos do Evangelho segundo Mateus, transcende o tempo e ainda ecoa em nossa cidade. Assim como os Três Reis Magos seguiram a estrela guia para encontrar o Menino Jesus em Belém, oferecendo-lhe presentes de grande significado simbólico, em Guaíra essa passagem se perpetua no tempo através das melodias entoadas pelos foliões que percorrem as ruas e lares, unindo corações e fortalecendo a fé durante os doze dias que culminam em 6 de janeiro.

Osmar Júnior, carinhosamente conhecido como Tonga, com mais de meio século como devoto, decidiu cumprir uma antiga promessa: assumir a responsabilidade de ser o festeiro em sua companhia de Reis, “Os Visitantes da Cabana de Belém”.

O patriarca da família Junior, junto de uma equipe formada por 16 membros, percorreu entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro deste ano de 2024 várias casas na cidade e na área rural, repetindo os históricos passos dos Magos, entoando cânticos de louvor e espalhando bênçãos por onde passavam.

Para Osmar Junior (Tonga), “ser o festeiro da Companhia de Reis, Os Visitantes da Cabana de Belém, é uma grande honra e responsabilidade perante a comunidade, representando o grupo, divulgando as atividades e promovendo a participação e o apoio da população local. Para mim também foi a concretização de um sonho e de uma promessa de anos, a qual sou muito grato a todos os que contribuíram com a folia”.

Na tradição das Companhias de Reis, o festeiro desempenha um papel importante na organização e coordenação das festividades. Suas principais funções incluem:

Planejar e coordenar todas as atividades relacionadas à celebração da Companhia de Reis, desde a preparação dos músicos e cantores até a logística das visitas às casas.

Liderar os esforços para arrecadar fundos necessários para cobrir os custos da celebração, incluindo despesas com transporte, acessórios para os instrumentos musicais, alimentação e trajes.

Programar e organizar as visitas aos lares da comunidade, garantindo que todos os membros da Companhia de Reis saibam onde e quando se apresentar.

Garantir também que a tradição das Companhias de Reis seja respeitada e mantida ao longo das festividades, incluindo o cumprimento de rituais específicos e a preservação do repertório musical tradicional.

Em muitos casos, o festeiro atua como porta-voz da Companhia de Reis perante a comunidade, divulgando as atividades do grupo e promovendo a participação e o apoio da população local.

Tonga ainda agradeceu aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para o festejo: “Quero agradecer de coração a todas as residências que receberam a companhia, autoridades e políticos, minha família e vizinhos, e todos os que não mediram esforços para que esta folia de Reis permaneça viva, não quero ser omisso em esquecer de tantas pessoas que colaboram com essa peregrinação, que trabalharam muito para levar aos lares guairenses a tradição de Folia de Reis da melhor forma possível. Para todos a minha gratidão e os meus sinceros agradecimentos”, finalizou o festeiro.

E como todo ano, para coroar esta jornada espiritual, foi realizada na Capela de Santa Luzia a confraternização com um banquete farto compartilhado entre os fiéis presentes, onde a tocha da tradição foi passada adiante, agora nas mãos do amigo Sidnei, conhecido carinhosamente como Nei Eletricista, que se prepara para liderar a próxima peregrinação.

Assim, neste ciclo infinito de fé, tradição e comunhão, a peregrinação dos Santos Reis em Guaíra continua a tecer laços de união e a fortalecer os alicerces espirituais de uma comunidade devota, enriquecendo o patrimônio cultural desta terra abençoada.

Foliões: Osmar Junior(Tonga), Tião Bandeireiro, Geraldo Geloni, Zé Mauro, João Preto, Pedro Cardoso, Márcio “Marelinho”, Lázaro, João Branco, Nardim, Vicente, Gilsinho, Tiãozinho e Marildo Pacholinha e o palhacinho Cauan.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente