Falácias ad hominem
Uma prática muito comum em discussões (especialmente aquelas que despertam grandes paixões) é a de fugir do assunto em questão e atacar a pessoa que está falando. Esse é o chamado argumento ad hominem (contra a pessoa). É muito comum, hoje, em redes sociais, uma pessoa, ao invés de apontar aquilo que julga incorreto em uma matéria, atacar o veículo que a publicou: foge do tema que está sendo discutido, ofende o autor da matéria e sugere a existência de interesses escondidos, visando comprometer a integridade do veículo. Nossos leitores estão mais atentos a essas manobras, pois, retirando as ofensas, o que sobra dessas falácias, na maioria das vezes, de nada contribui para discussão de problemas de interesse público.
Vazamento Seletivo
Existe um decreto municipal de 2017 determinando que todas as matérias sobre a prefeitura de Guaíra sejam aprovadas pelo setor de comunicação. Este mesmo departamento é o responsável para apurar as responsabilidades de agentes públicos pelo vazamento seletivo nas redes sociais de informações não aprovadas pelo setor?
Blindagem
Temos visto ,no Brasil, uma prática muito comum de políticos utilizando pessoas nas redes sociais para combater de forma ofensiva seus oponentes, que muitos chamam de verdadeiros gabinetes do ódio virtuais. Muitos estão sendo processados, outros presos e alguns até mudaram de País. Será injustiça ou os mesmos extrapolaram os limites da liberdade de expressão, se colocando à mercê da justiça amparada no código civil e criminal para coibir tais abusos? Afinal, não devemos nunca confundir liberdade com libertinagem!!
A vida ensina
Só quem tem a experiência de sabores e dissabores passados no decorrer da vida, principalmente aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que muitos, conseguem absorver erros, críticas, elogios e acertos com naturalidade. Infelizmente, são poucos os indivíduos que possuem a forte característica de, desde novos, se defender sozinhos, enfrentando suas batalhas de frente e de não delegar a ninguém e nem mesmo se esconder atrás de pessoas para enfrentar as dificuldades que a vida lhes impõe. Talvez seja esta personalidade formada pelas dificuldades da vida que levam homens a uma posição de sucesso que se encontram hoje. Tentar mudar esta roupagem, enfeitando com muita pluma e paetê é, com certeza, o caminho mais curto para o fracasso. Vale a pena refletir.