Linda homenagem
O músico Pitt Dias faleceu nesta semana e recebeu uma linda homenagem de seus companheiros músicos em seu velório. Sempre presente na comunidade, Pitt sempre participou dos projetos culturais e foi grande incentivador no município, inclusive, inspirando muitos jovens a entrarem no mundo da música. Mais um grande guairense que se vai neste momento de pandemia…
Nada de reservatório
E o reservatório do Tonico Garcia, que foi promessa de campanha eleitoral no ano passado, até agora não saiu do papel. A prefeitura alega problemas com a empresa vencedora da licitação. A obra é de grande valia para manter o bom abastecimento de água na região alta da cidade. Só não estamos sentindo tanto neste período de seca, porque o governo municipal fez acordo com os produtores para evitarem a irrigação neste momento. Mas sabemos que isso também traz prejuízos para a nossa agricultura e economia.
Mais um capítulo da novela ETE
A prefeitura declarou, nesta semana, que a interligação da rede de esgoto com a nova estação de tratamento começa nos próximos dias. O prefeito Edvaldo Morais já assinou a aguardada ordem de serviço, que tem prazo estipulado de 90 dias. Como não é só isso que impede o funcionamento da ETE, o governo municipal esclareceu que não será necessário energia elétrica no local para que os reatores funcionem (não há energia porque os equipamentos foram furtados e, até hoje, novos não foram adquiridos). De acordo com o Secretário de Infraestrutura e Obras, nesta fase, a Estação trabalhará no sistema de “fluxo ascendente”, ou seja, “os detritos debaixo empurram os de cima, impulsionando os reatores, fazendo o tratamento do esgoto, sendo desnecessária a utilização de energia elétrica”. Vamos aguardar.
Novo Procon-SP Ambiental
O Estado de São Paulo lançou o Procon-SP Ambiental para aumentar a fiscalização sobre operações de compra e venda ilegal da madeira nativa no território paulista. A nova modalidade contará com força-tarefa composta de técnicos da Fundação Procon-SP, agentes da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) para promover ações de vistoria em comércios de venda de corte de madeira (madeireiras) e verificar a procedência da matéria-prima. O objetivo da ação é promover a fiscalização em diversas esferas: regulatória, criminal e na defesa do consumidor. O cidadão poderá fazer denúncias por meio de canal específico disponibilizado pela Fundação Procon-SP no site https://www.procon.sp.gov.br/denuncia-ambiental/, desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).