A Patrulha Rural, programa da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizada em parceria com o Sindicato Rural de Guaíra e prefeitura, mapeou 420 propriedades rurais no município, tornando-se um importante parceiro da segurança do homem do campo e suas famílias.
No último dia 7 de julho, durante a realização do Dia de Campo do Encontro Técnico de Milho, na Fazenda Matinha de propriedade de Francisco Muraishi, foi afixada pela Polícia Militar a última placa de número 420 do georreferenciamento realizado em todo o território de Guaíra.
O Capitão da PM Everton Vilella, Comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar de Guaíra, que também é responsável por outros três municípios: Colina, Jaborandi e Colômbia, disse que o agronegócio brasileiro é uma potência econômica e por isso se tornou alvo de criminosos.
“Aqui tem uma extensa área rural, bastante produtiva e neste período de pandemia nós verificamos que o agronegócio é responsável por grande parte do Produto Interno Bruto do país. O homem do campo tem sido alvo e vítima de crimes dado ao destaque do agronegócio que chama a atenção dos criminosos”, comentou ele.
No programa da Patrulha Rural, foi realizado georreferenciamento das propriedades rurais em parceria com a prefeitura e Sindicato Rural. O Sindicato cedeu para a Polícia Militar um moderno aparelho de GPS de excelente qualidade, que funciona até de forma offline sem internet, favorecendo assim o atendimento de ocorrências na extensa área rural.
Através de convênios com o município, a PM consegue ampliar seu efetivo, pois através da Atividade Delegada, a prefeitura pode “contratar” policiais em horário de folga.
“O prefeito Antônio Manoel deu prosseguimento na parceria com a Polícia Militar que surgiu na gestão passada. Nós temos dois convênios com o município, o de trânsito e a Atividade Delegada, o que nos permite um aumento de efetivo nas ruas. Este tipo de convênio permite que a prefeitura contrate policiais em sua área de folga. Aumentamos o efetivo tanto na área urbana como na rural”, destacou Everton Vilella.
O homem do campo ao solicitar a Polícia Militar repassou o número do GR para a central que irá deslocar uma viatura com GPS ligada aos dados do georreferenciamento. Além disso, no dia a dia, a PM através também faz patrulhamento preventivo que é sua missão constitucional na área urbana e rural. Inclusive, com o auxílio deste GPS cedido pelo Sindicato Rural, com uso de aplicativos, auxilia neste patrulhamento em toda a área rural.
Para o Capitão Everton, o trabalho da Patrulha Rural em Guaíra tem surtido resultados. “Temos obtido resultados positivos com este trabalho. A vítima de crimes se sente insegura, mas os números mostram que tivemos redução nos crimes na área rural do município. Estamos atentos a auxiliar tanto o Sindicato Rural e poder público a melhorar ainda mais a segurança. Com inteligência vamos conseguir mais números positivos para Guaíra”, comentou ele.
Uma modalidade de furto em propriedades rurais que houve uma diminuição foi de fios de equipamentos de irrigação. O trabalho de patrulhamento na zona rural e também operações em conjunto entre PM e o Departamento de Posturas do Município coibiu os furtos e comércio destes produtos ilícitos, gerando assim uma diminuição considerável dos delitos.
Paralelo a esta atuação preventiva que a Polícia Militar, existe uma comissão partidária que é composta pela Secretária Municipal de Agricultura, Elynes Antonelli, o Chefe do Departamento de Posturas Edvaldo Faria e o próprio Capitão Everton Viella. Este grupo tem por objetivo receber possíveis demandas de produtores rurais e encaminhá-las para o programa.