Plantio de Araucárias e Baobás marca ação da prefeitura neste Dia da Árvore

A Ação aconteceu em um espaço em frente à pista de atletismo Reinaldo Modes Stein; Foram plantadas três mudas de araucária e duas de baobá

Cidade
Guaíra, 25 de setembro de 2023 - 16h10

A prefeitura de Guaíra, através da Diretoria de Agricultura e Departamentos de Meio Ambiente e Parque Maracá, realizou o plantio de duas espécies especiais no Parque Ecológico Waldemar Chubaci (Maracá) nO dia 21 de setembro, em que comemora-se o Dia da Árvore.

A Ação aconteceu em um espaço em frente à pista de atletismo Reinaldo Modes Stein e contou com a participação do prefeito Junão, da Juíza de Direito Renata Carolina Nicodemos Andrade, do vice-prefeito José Carlos Soares, de um dos doadores das mudas Benevenuto Luchiari (o outro foi José Mauro), além dos alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Zezinho Portugal.

Foram plantadas três mudas de araucária e duas de baobá: a primeira está na lista de espécies ameaçadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto de Botânica de São Paulo e da Fundação Biodiversitas e em perigo crítico de extinção; já a segunda (baobá) é a árvore com o tronco mais grosso do mundo – seu caule oco chega a medir mais de 20 metros de diâmetro e pode armazenar até 120 mil litros de água – inclusive é objeto de estudo em algumas universidades, como a UFPE e sua vida se estende em média de 800 a 1000 anos.

“Em nosso cartão postal, nosso Parque Maracá, já plantamos mais de mil árvores nesta administração. E é assim que vamos continuar fazendo, cuidando da natureza e meio ambiente e também do futuro da nossa cidade. E conto com nossa população para manter este espaço cada vez mais lindo, limpo e bem cuidado”, afirma o prefeito, que agradeceu à Juíza pela solicitação das araucárias e também aos doadores Benevenuto e José Mauro. “É com essa união de pensamentos e objetivos que estamos tendo grande êxito em vários projetos que visam o bem comum de Guaíra”, finaliza Junão.

“A gente não tinha araucária no nosso Parque Maracá e agora temos a honra de dizer que estamos cuidando para manter viva uma espécie ameaçada de extinção. Que isso sirva de incentivo para nossas crianças e jovens, tanto para estudo quanto para cuidarmos do futuro desses alunos”, disse a chefe do departamento de Meio Ambiente, Estefane Siqueira.

PROJETO COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL

Neste dia da árvore, a prefeitura também recebeu os jovens do projeto “Papa Pilhas – Não enterre uma pilha, plante uma semente!”, do 2° A Novotec/Técnico em Administração da Escola Zezinho Portugal, não apenas para o plantio no parque, mas também para conhecerem e plantarem sementes no horto municipal.

O intuito do projeto dos estudantes é conscientizar sobre o impacto ambiental do descarte irregular de pilhas e baterias no meio ambiente, estando sob orientação da professora Andressa Barbosa de Andrade, Proatec, e co-orientação do professor Lucas Froner de Oliveira Silva, Novotec.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente