Nas últimas eleições da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Guaíra-SP, (Kai- Kan), uma série de questionamentos e polêmicas surgiram, envolvendo uma das chapas concorrentes à presidência. A controvérsia trouxe à tona preocupações sobre a legalidade do pleito, o cancelamento e reprogramação da eleição, o local de apuração, a escolha dos membros para a divulgação dos votos, a impugnação de uma chapa e a falta de transparência no processo.
O candidato à presidência da chapa impedida de concorrer, Jorge Uatanabe em questão procurou nossa redação para expor suas preocupações e questionamentos em relação aos acontecimentos durante o processo eleitoral. Dentre os principais pontos levantados, destaca-se o cancelamento repentino da eleição, seguido pela realização do pleito 40 minutos após a decisão, o que gerou dúvidas sobre a lisura do processo.
Além disso, a escolha do local de apuração e a composição da equipe responsável por essa etapa também foram alvo de críticas. Os membros da chapa questionaram a imparcialidade e a isenção daqueles envolvidos na contagem dos votos, levantando dúvidas sobre a integridade do resultado final.
Outro ponto de discordância foi a impugnação de uma chapa que, segundo a direção da associação, não cumpriu determinados quesitos estatutários. Os integrantes da chapa impugnada contestaram a decisão, argumentando que a análise foi subjetiva e careceu de transparência.
A falta de transparência em todo o processo eleitoral também foi destacada pelos questionadores, que expressaram sua preocupação com a divulgação de informações e o acesso restrito a determinados dados relevantes para a compreensão dos associados sobre o desenrolar da eleição.
Conforme informações extra oficiais o caso foi para justiça e aguardamos o resultado para publicação
Procuramos a Associação Nipo-Brasileira de Guaíra Kai Kan e fomos atendidos pelo atual presidente Fábio Uemura para esclarecimentos sobre os questionamentos levantadas pela chapa contestadora. Em resposta, a associação emitiu uma nota oficial, a qual reproduzimos na íntegra: