O município recebeu quatro novos respiradores nesta semana. A doação foi feita após um pedido do prefeito em exercício, Edvaldo Morais, à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O produto, que é fabricado desde julho do ano passado, foi projetado e desenvolvido pelos pesquisadores da USP. O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo é o responsável pelo apoio técnico, produção e montagem desses equipamentos.
De acordo com o governo municipal, a administração pública, em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Direção da Santa Casa, não tem medido esforços para atender a população neste momento crescente de casos de COVID-19 em Guaíra.
“A chegada desses equipamentos representa um valioso auxílio ao Município, além de uma ajuda importante em nosso sistema de saúde, também nos dará um maior enfrentamento para o coronavírus neste momento de pico da pandemia”, ressaltou o prefeito Edvaldo Morais.
Com a chegada desses quatro equipamentos, “a Santa Casa passa a ter um reforço na estrutura implantada para o tratamento da covid-19”, conforme disse Márcio Bento Interventor da entidade.
“Ganhar mais 4 respiradores para reforçar nossa oferta de atendimento para pacientes com Covid é um reforço de suma importância para salvar vidas”, destacou o Secretário de Saúde Jorge Uatanabe do Prado.
Edvaldo Morais aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração da sociedade no sentido de continuar empenhada no respeito às medidas protetivas. “Os respiradores são importantes nesse momento, mas queremos que você nunca precise usá-los. Por isso, use máscara, álcool em gel, evite aglomerações e respeite o toque de recolher”, finalizou.