Os polos do Projeto Guri nos núcleos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) em Guaíra, Miguelópolis e Orlândia celebraram o encerramento das aulas semestrais com uma série de apresentações e aulas abertas, demonstrando o talento e o desenvolvimento musical dos alunos. Os eventos, que contaram com a participação de famílias e comunidades, reforçam o compromisso do IORM com a educação musical e a transformação social.
Ipuã foi o primeiro Polo do Projeto Guri nos núcleos do IORM a realizar a apresentação de encerramento do semestre. Por meio de uma aula aberta com as famílias, realizada no dia 3 de junho, as turmas dos naipes Violão, Canto Coral e Iniciação Musical fizeram uma tocante apresentação, demonstrando todo o conteúdo desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2025.
Em Guaíra, o encerramento ocorreu em 16 de junho no Centro Cultural Colorado, em formato de aula aberta. Na plateia, o público de 140 pessoas, formado por amigos e familiares dos alunos do projeto, pôde acompanhar de perto o aprendizado em percussão, violão, viola caipira, iniciação musical e coral. O polo, coordenado por Helen Rodrigues, foi inaugurado em maio de 2010, e registrou 78 vagas preenchidas nos diversos cursos oferecidos.
Em Miguelópolis, o evento de encerramento do semestre foi realizado em 26 de junho no Centro Cultural Rail Miguel Sawan. O Polo coordenado por Rubiane Tahaci Sandoval reuniu no palco 117 alunos, que apresentaram um repertório diversificado, incluindo violão, percussão, coral e iniciação musical. O polo de Miguelópolis, iniciou suas atividades em 2002 e iniciou parceria com o IORM em 2016. Passou a dividir espaço com a Usina da Dança em 2018. Para a coordenadora, “a convivência dos guris com alunos da Usina da Dança impactou positivamente os alunos do Guri, resultando em “melhor rendimento e peças mais elaboradas”, como trechos de ópera.
Já em Orlândia, o encerramento do semestre do polo do Guri ofereceu ao público dois dias de apresentações. Em 23 de junho, os naipes de iniciação musical, percussão e cordas encantaram o público com repertórios que foram de Asa Branca a Brilha, Brilha, Estrelinha. Em 25 de junho, os corais infantil e adulto, além da banda, apresentaram um repertório que incluiu Aquarela, Carinhoso e Tempos Modernos. O Projeto Guri foi implantado em Orlândia no ano de 2002; em 2016 foi para o Castelinho em parceria com o IORM e agora em 2025 passou a dividir o espaço com a Usina de Dança, atende cerca de 100 alunos em diversos cursos instrumentais e vocais. A coordenadora do polo é Manuela Castaldini Aleixo.
O Projeto Guri está em recesso em todos os Polos até o dia 21 de julho, quando a programação volta de forma on-line, antecipando o dia 22 de julho, com o retorno das atividades presenciais. O Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que oferece cursos de educação musical para crianças, adolescentes e jovens.