População a partir de 6 meses pode se vacinar contra a gripe

A imunização contra Influenza será feita enquanto durar o estoque da vacina, que protege contra os vírus influenza, H1N1 e H3N2, e Influenza B

Cidade
Guaíra, 18 de julho de 2021 - 08h51

Todos os cidadãos de Guaíra a partir de seis meses ainda podem tomar a vacina contra a gripe. Basta procurar a sua unidade de referência, a partir das 13h, portando carteirinha de vacinação. Entretanto, se a pessoa tiver recebido a vacina contra a covid-19, precisará aguardar um intervalo de 14 dias para o imunizante contra a influenza.

A imunização contra Influenza será feita enquanto durar o estoque da vacina, que protege contra os vírus influenza, H1N1 e H3N2, e Influenza B. Algumas unidades de saúde estavam sem as doses, mas afirmaram que mais devem chegar nos próximos dias.

Garantir a proteção contra o vírus Influenza é tão importante quanto se proteger do novo

coronavírus Sars-CoV-2. O vírus da gripe pode ser agente das formas graves da doença, especialmente no período mais frio do ano. A vacinação anual previne possíveis agravamentos e mortes pela patologia.

 

Pode tomar as duas vacinas juntas?

O Ministério da Saúde, entidades como a Sociedade Brasileira de Imunizações e gestões estaduais e municipais sugerem que seja dado um intervalo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Gripe e a aplicação da vacina contra a Covid-19. 

Nesse caso, aquelas pessoas que estão recebendo a CoronaVac devem esperar a conclusão do esquema vacinal contra o coronavírus antes de tomar a vacina da Gripe. 

Já quem recebeu os imunizantes da AstraZeneca/Oxford ou da Pfizer/BioNTech pode tomar a vacina da Gripe no período de intervalo entre a primeira e a segunda dose, desde que respeite a recomendação de espaçar 14 dias (depois da primeira dose ou antes da segunda). 

Se você tomou a vacina contra a Gripe e o seu município liberou a aplicação da Covid-19 para o seu perfil, o ideal é aguardar os 14 dias antes de receber a primeira dose contra o coronavírus, independente de qual imunizante vier a ser utilizado. 

Essa indicação é feita porque ainda não têm estudos suficientes para garantir a segurança e, sobretudo, a eficácia das vacinas contra a Covid-19 quando tomadas de forma concomitante com outros imunizantes, além de facilitar o monitoramento dos eventos adversos após o uso desses imunizantes. 

Vale ressaltar que casos emergenciais, como a necessidade de vacina antirrábica ou de profilaxia pós-exposição, esses 14 dias de intervalo após a aplicação do imunizante contra a Covid-19 não devem ser considerados. 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente