Neste último final de semana, a cidade entrou em estado de alerta quando foi espalhada uma notícia de que havia um possível caso de coronavírus em Guaíra. De imediato, o secretário de saúde, Jorge Uatanabe, se pronunciou negando qualquer confirmação da doença no município.
Como o paciente, de 37 anos, havia dado entrada no Pronto Socorro com alguns dos sintomas, como febre e tosse, e havia viajado para um município (Olímpia) que possui casos suspeitos, ficou receoso e resolveu procurar o atendimento médico. De prontidão, ele ficou sob observação e isolado, assim como recomendado pela Diretoria Regional de Saúde.
Entretanto, através de exames clínicos, foi descartado qualquer possibilidade de coronavírus, já que ele estava apenas com infecções nas vias aéreas superiores – nada no pulmão. “Ele apresentou um estado gripal, mas como passou por essa cidade, ficou com medo. Fizemos os exames e constatamos que é apenas um resfriado. Não tem quadro de pneumonia. No outro dia ele foi liberado”, diz o secretário.
Jorginho ainda informou que as recomendações continuam para toda a cidade. “Se alguém estiver resfriado, é melhor ficar mais isolado, em casa; e que as pessoas também evitem lugares que têm a doença confirmada. Sabemos que, provavelmente, a doença vai chegar, está chegando em todo lugar. Mas, que as pessoas que dão notícias, que chequem todas as informações antes de confirmarem que temos algo em Guaíra, para evitar transtornos ou qualquer apreensão da comunidade”, continua.
O secretário ainda enfatizou que, qualquer caso suspeito ou confirmação de coronavírus no município, a secretaria divulgará para todos, seja através dos veículos de comunicação, para os familiares e até mesmo na região onde aparecer.