Sem o CAM não é possível se inscrever em uma universidade ou mesmo assumir uma vaga no serviço público, por exemplo
Jovens guairenses do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 têm até 30 de junho para cumprir o alistamento militar obrigatório, na Junta de Serviço Militar (JSM) situada na rua 28 nº 020 em uma sala localizada no Centro Social Urbano (CSU).
O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte ou carteira profissional, assinar contrato com o governo federal, governos estaduais e municipais, participar de concursos públicos ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.
Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Para o alistamento, o cidadão deve levar: Certidão de nascimento ou documento de identidade (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público); Comprovante de residência (ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante); e foto 3×4.
Após isso, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do serviço militar.