A expectativa do Inep é de que entre as unidades de Ensino Médio, privadas ou públicas, mais de 110 mil participem do Sistema de Avaliação de Educação Básica
Termina no próximo dia 14 o prazo de inscrição para as escolas privadas de Ensino Médio participarem do Saeb 2017, o Sistema de Avaliação de Educação Básica. Pela primeira vez, a avaliação é aberta à participação voluntária de escolas privadas – até então, a amostragem se dava com a participação de escolas por meio de sorteio.
“O Saeb é um instrumento de avaliação da qualidade da nossa educação e seus resultados podem servir de balizadores para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas nessa área. A ideia é que o aumento da participação de escolas privadas de Ensino Médio contribua ainda mais para melhorar o nível da Educação no nosso país. Espero que a adesão seja realmente significativa”, diz o coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino, Fábio Silva.
As inscrições foram abertas no dia 27 de junho e podem ser feitas eletronicamente por meio do site www.sistemasprovabrasil.inep.gov.br. São utilizados pelo Saeb dois métodos de avaliação, que incluem testes de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários de estudante, professor, diretor e escola. “É uma excelente oportunidade para as escolas privadas aferirem conjuntamente o desempenho de seus estudantes, a carreira dos seus professores, a estrutura da escola em si, entre outros aspectos”, recomenda o coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino, que oferece soluções educacionais a centenas de escolas espalhadas pelo país. A taxa de inscrição do Saeb pode variar de R$ 400 a R$ 4.000, dependendo do número de alunos matriculados na escola.
A expectativa do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é de que entre as escolas de Ensino Médio, privadas ou públicas, mais de 110 mil participem do Saeb 2017. A aplicação das avaliações ocorrerá nos dias 23 de outubro e 3 de novembro, e os resultados preliminares para os diretores escolares já serão divulgados em maio de 2018. Os resultados finais deverão sair até agosto de 2018.