A ferramenta é essencial para gerir a biblioteca, no entanto, faz dois anos que não está sendo utilizada porque a administração anterior suspendeu o pagamento pelo direito de uso do aplicativo
A chefe de setor da Casa de Cultura, Deise Garcia da Silva, acompanhou o prefeito Antônio Manoel, Junão, em uma visita ao auditório, bastidores, biblioteca e também à parte externa para verificar as condições em que se encontram o prédio, instalações e equipamentos. Falta a manutenção profunda do prédio, mas o prefeito tomou conhecimento de um problema principal quanto ao funcionamento da biblioteca que está emperrado. A questão central é o aplicativo do banco de dados, um software, também utilizado para abrigar o cadastro dos livros e dos leitores, a fim de controlar a saída e entrada de livros.
Em contato com a bibliotecária Suzete Barini, o prefeito informou que o contrato com a empresa fornecedora do software venceu há cerca de dois anos e não estava sendo pago pela administração anterior. Essa falha acabou provocando um trabalho mais moroso, com anotações sobre circulação de livros sendo feitas à mão em um livro. Trabalho demorado, desgastante e ineficiente. O prefeito Junão determinou a imediata contratação do serviço de gestão da biblioteca e espera solução já para a próxima semana.
TUDO PARADO
A Biblioteca Municipal Geraldo Napolitano tem um acervo de 23 mil publicações, mas somente 15 mil foram cadastradas. Assim que possível, será feito um mutirão de cadastramento dentro de um prazo que ainda não foi calculado. Além do cadastro geral de livros e outras publicações, serão recadastrados os usuários que retiram livros com freqüência e, dessa forma, regularizando o funcionamento da biblioteca.
BIBLIOTECA INFANTIL
O prefeito Junão observou o caramanchão existente ao lado da entrada sul da Casa de Cultura. O espaço está abandonado, por isso, atrai grupos de moradores de rua, vítimas da drogadição e pichadores. Eles só fazem mau uso do próprio público. Neste lugar, Junão planeja construir uma biblioteca infantil, quando começar a executar o projeto de reforma e ampliação. Será um espaço especialmente decorado com motivos infantis e com decoração atraente para os menores, informou a chefe de Cultura, Deise Garcia da Silva.
Alguns trabalhos de manutenção do prédio já estão sendo feitos, a cargo do departamento de Obras. Quanto à reforma completa, o prefeito não definiu uma data.